Abertura do I Congresso de Direitos das Famílias do Estado de Goiás 2024 da OAB-GO reúne grande público

03/10/2024 Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) iniciou, nesta quarta-feira (02), o I Congresso de Direitos das Famílias do Estado de Goiás 2024, que se estenderá até o dia 03 de outubro, na sede da OAB-GO. O evento, organizado em parceria com a Comissão de Direito das Famílias (CDF) e a Escola Superior de Advocacia (ESA-GO), com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), busca promover discussões e atualizações sobre o Direito de Família, reunindo especialistas e profissionais.

Abertura

Na abertura, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, lembrou a decisão de, há dois anos, separar as Comissões de Direito das Famílias e de Sucessões, destacando que, apesar das críticas na época, a divisão fortaleceu as iniciativas da OAB. “Eventos como o Congresso de Holdings Patrimoniais e este mostram que essa mudança foi um acerto. É inspirador para tantos profissionais que desejam compartilhar conhecimento e fazer networking. Todos vocês são fundamentais para a advocacia. Desejo um evento muito exitoso a todos”, declarou.

O presidente da CDF, Christiano Melo, destacou a importância do congresso para a comunidade jurídica dedicada ao Direito das Famílias. “Este evento é fruto do esforço coletivo de muitos colegas, e exemplifica a união e a troca de conhecimento como elementos essenciais para o sucesso”, afirmou.

A presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO, Ludmila Torres apontou os desafios do Direito de Família, ressaltando que a área lida com as dores e expectativas mais íntimas das pessoas. “É uma satisfação ver a advocacia unida em prol de uma advocacia mais humana. Acredito que o trabalho no Direito de Família, que exige empatia e sensibilidade, nunca será substituído por tecnologias como a inteligência artificial”, afirmou.

A diretora-adjunta da ESA-GO, Margareth De Freitas destacou o crescimento da demanda por cursos na área de Direito de Família e Sucessões, anunciando que novas imersões estão previstas para começar a partir de 7 de outubro. “Esses cursos, verdadeiras mini graduações, têm sido um grande sucesso. Convido todos a acessarem o site da ESA para se inscreverem e aproveitarem essas oportunidades”, comentou.

Ainda participaram da mesa diretiva de abertura, a presidente da Comissão de Direito Sucessões (CDS), Laura Landin; a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-GO, Roberta Muniz, a presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) Goiás, Solimar Santana e o representante da OABPrev GO/TO, Leandro Gonçalves.

Palestra e Mesa de Debate

A primeira palestra do congresso, conduzida por Maria Luiza Póvoa, com a participação de Rafael Fleury, Laura Landin e Luciana Bezerra, trouxe uma abordagem inovadora ao discutir o tema “Construindo uma Carreira Sólida na Advocacia: Capacitação, Reputação e Independência”. Maria Luiza enfatizou a importância da formação contínua e do compromisso com o estudo aprofundado como pilares para o sucesso na advocacia.

Ela destacou que a construção de uma defesa sólida depende diretamente da dedicação à capacitação, incentivando os advogados a refletirem sobre suas próprias trajetórias profissionais. O debate foi enriquecido com as contribuições de Rafael, Laura e Luciana, que trouxeram diferentes perspectivas e experiências sobre os desafios e as oportunidades na área jurídica.

Na sequência, o evento contou com uma roda de conversa com a participação dos advogados Rodrigo da Cunha, Christiano Melo, Deborah Castro, Vanessa Fernandes, Vinícius Maya Faiad e Iaramar Faria. Rodrigo da Cunha, ao iniciar sua fala, refletiu sobre seus 40 anos de atuação na advocacia, destacando as transformações e desafios que moldaram sua trajetória. Ele afirmou que o verdadeiro sucesso na advocacia vai além das vitórias em contratos familiares, envolvendo o impacto positivo na vida das pessoas e a promoção da justiça em uma sociedade em constante mudança seja na família ou sociedade.

O congresso ainda conta com gravação de podcasts, entrevistas com participantes e sorteio de brindes, proporcionando uma experiência completa de aprendizado e networking para os profissionais.

Confira a programação:

Dia 03/10 (quinta-feira)
• 8h – Credenciamento e café
• 8h30 – Abertura
—————
9h – 1ª Oficina: “Desafogando o Judiciário: Nova Era dos Divórcios e Inventários em Cartórios com Menores Envolvidos”
• Palestrante: Fernanda Soares Rosa
• Debatedora: Luana Teixeira
• Debatedora: Rita de Cássia Godoy Silva
• Mediador: Rafael Inácio
—————
10h45 – 2ª Oficina: “O Direito ao Nome e suas Transformações: Desafios e Evoluções no Século XXI”
• Palestrante: Weider Pinheiro
• Debatedora: Raissa Bonfim
• Debatedora: Lilia de Medeiros Borges
• Mediadora: Vanessa Nascimento
—————
• 13h – Intervalo para Almoço
• 14h – Reabertura dos Trabalhos: com apresentação de Aercilon Andrade
—————
14h30 – 3ª Oficina: “Direito Matrimonial e Regime de Bens: A Nova Era dos Pactos Antenupciais e Seus Impactos na Alteração de Regime”
• Palestrante: Thyago Rodrigues Gama
• Debatedora: Joyce Coracy
• Debatedora: Selene Maria
• Mediadora: Simone Fernandes Lopes
—————
15h45 – 4ª Oficina: “Transformações no Registro Civil: Inovações e Novos Rumos para as Pessoas Naturais”
• Palestrante: Bruno Quintiliano Silva Vieira
• Debatedor: Aercilon Andrade
• Debatedor: Christiano Melo
• Mediadora: Aline Araújo
—————
• 18h – Credenciamento para programação noturna
• 19h30 – Palestra:
Inovações do Código Civil sobre o Direito Patrimonial de Família
Palestrantes: Rafael Calmon, Ana Paula Felix Gualberto, Priscila Silva e Daniela Motta
• 20h30 – Palestra:
Superexposição de Crianças no Processo de Divórcio e Guarda
Palestrantes: Glicia Brazil, Christiano Melo, Talita Fernandes, Roberta Muniz, Analice de Sousa e Gilene Bezerra
—————

×