Foi dado início ao XXII Encontro Pan-americano de Direito Processual, nesta quarta-feira (26), no Castro’s Park Hotel, em Goiânia. O congresso, realizado pelo Instituto Pan-Americano de Direito Processual (IPDP), em parceria com a OAB-GO, tem a finalidade de discutir os avanços e retrocessos do Direito Processual moderno nos países latino-americanos. Congressistas de oito nacionalidades marcaram presença no evento.
Durante a solenidade de abertura, o presidente da Seccional goiana da OAB, Miguel Ângelo Cançado, agradeceu a presença dos conferencistas e falou sobre a satisfação que a instituição tem por Goiás estar sediando um evento de proporções internacionais. "Que Goiás seja a caixa de ressonância do Direito Processual moderno na América." Na ocasião, Miguel Cançado elogiou o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Flávio Buonaduce Borges, coordenador do evento, pelo seu empenho para a realização do congresso. Esta é a primeira vez, em 22 anos, que o Brasil é sede deste evento.
Ainda na abertura, o conferencista chileno Hugo Muñoz fez a leitura de uma carta redigida pelo presidente do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual, Raúl Tavolari Oliveros. No documento, o presidente transcorreu sobre o inevitável desafio que os advogados enfrentam em favor da melhoria do conhecimento científico e intelectual, na área do Direito Processual na América Latina. O presidente do IPDP, Adolfo Alvarado Velloso, e o presidente do IPDP no Brasil, Marcos Afonso Borges, prestigiam o congresso.
Participaram da solenidade: o vice-presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, e os membros da diretoria Celso Gonçalves Benjamin, Maria Lucila Ribeiro Prudente de Carvalho e João Bezerra Cavalcante, além do presidente da Casag, Jaime José dos Santos, e o vice-presidente Enil Henrique de Souza Filho. O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, Alexandre Iunes Machado, e os conselheiros seccionais Alexandre Magno, Carla Sahium, Luciano Hanna, Márcia Queiroz e Otávio Forte também compareceram ao evento.
Debate
O primeiro painel de debates do XXII Encontro Pan-Americano de Direito Processual teve como tema principal O Poder dos Juizes nas Tutelas Coletivas. A mesa redonda, composta pela conferencista argentina Andrea Meroi, pelo colombiano Martin Bermúdez Muñoz e pelo brasileiro Antonio Gidi, teve como moderador o juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) Aureliano Albuquerque Amorim. No total, serão realizados seis painéis de discussão durante o congresso, que terá continuidade nesta quinta (27) e sexta-feira (28).