ESA-GO oferece intérprete de Libras em palestra

22/08/2016 ESA, Notícias

Em mais um avanço na inclusão social, a OAB-GO e a ESA-GO irão disponibilizar, nesta terça-feira (23) um profissional intérprete de Libras com tradução em tempo real para a palestra “A prática em Licitações e Contratos Administrativos”. A demanda surgiu em razão da necessidade de uma advogada com deficiência auditiva que se inscreveu na atividade.

“A acessibilidade é um compromisso da OAB-GO e, com esta iniciativa, trabalhamos para que as pessoas com deficiência tenham amplo e fácil acesso a todos os serviços disponibilizados”, afirma o diretor-geral da ESA-GO, Rafael Lara.

Em todos os cursos, serão disponibilizados pela Escola Superior de Advocacia os requisitos e garantias de acessibilidade para quem precisar acompanhar e comparecer às atividades.

“A OAB-GO como defensora da Constituição Federal precisa ter uma visão social ampla. Este é um grande avanço e reafirma o papel da Ordem que é na inclusão social”, reforça o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Hebert Batista Alves.

O intérprete de Libras tem a função de ser o canal comunicativo entre a pessoa com deficiência auditiva, o professor e colegas. Seu papel é de servir como tradutor entre pessoas que compartilham línguas e culturas diferentes.

Essa atividade exige estratégias mentais na arte de transferir o conteúdo das explicações, questionamentos e dúvidas, viabilizando a participação do aluno em todos os contextos da aula e fora dela, nos espaços escolares.

A palestra faz parte da iniciativa da ESA-GO em comemoração ao mês do advogado. Ele será ministrado nesta terça, quarta e quinta-feira, a partir das 19h, com o defensor público do Estado de Goiás, Domilson Rabelo.

(Texto: Felipe Cândido – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)