A OAB-GO, por meio da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal, sediou, na manhã desta segunda-feira (14), uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Estado de Goiás (GGI), que reuniu órgãos do estado, do município e da sociedade civil com a proposta de promover ações conjuntas e planejadas na área da Segurança Pública no Estado. As reuniões ocorrem todo mês para discutir ações em bairros de Goiânia e em cidades do entorno do Distrito Federal.
Segundo o presidente da Comissão, Jorge Paulo Carneiro Passos, a reunião é importante porque busca alternativas na segurança pública que vão além da repressão e passam por todas as áreas, como educação, saúde e infraestrutura urbana. É um momento em que os órgãos da sociedade civil organizada se reúnem para tentar construir alternativas e soluções para segurança pública."Esta reunião teve como pauta principal o Bairro Jardim Novo Mundo, que segundo a GGI está em primeiro lugar entre os bairros de Goiânia em número de homicídio e tentativa de homicídio. Por isso, vamos realizar um plano de ação, visando levar informações às pessoas, porque, pessoas conscientizadas e inseridas no contexto social, certamente são menos propensas a prática de crimes", afirmou Jorge Paulo.
Segundo o chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSP-GO), Edilson de Brito, que coordena as reuniões, a estatística criminal do bairro Novo Mundo é preocupante, por isso têm que ser avaliados os fenômenos que estão levando aos crimes, e atacar as causas, os fatores que levam o bairro a ter uma criminalidade tão alta. "Vamos implantar no Novo Mundo o programa Goiás Convida, que busca, de forma interdisciplinar, resolver os problemas da segurança pública, não só sobre o viés da polícia, mas com a saúde e educação, por exemplo", disse Edilson.
Ainda segundo o chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, o maior problema detectado no bairro é a evasão escolar. Conforme uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a cada 1% de evasão escolar de cada circunscrição aumentam 5.8% os homicídios no local. "É um trabalho em conjunto, com todos os órgãos envolvidos em busca de um propósito, e ter a OAB-GO como parceira é muito importante. Ela será nossa interlocutora com a sociedade, nos ajudando a resolver os problemas da segurança pública e abaixar os índices de criminalidade do Estado", reconheceu Edilson.
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (SEAP), da Secretaria Estadual de Saúde, da Assembleia Legislativa de Goiás, da Secretaria de Segurança Pública, do Poder Judiciário, da Policia Técnico-Científica, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), da Secretaria de Meio ambiente e dos Recursos Hídricos, da Secretaria Municipal de Trânsito, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (Texto: Marina Dinizio – Assessoria de comunicação Integrada OAB-GO)