Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem visitou HGG

14/05/2015 Notícias, Visita
A Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás realizou visita no Hospital Alberto Rassi (HGG) na manhã desta quinta-feira (14). Além da presidente da Comissão, Lívia Baylão de Morais, e do vice Wagner Nogueira da Silva, participaram da visita as advogadas e membros da comissão Anauara Maia Carrijo Viana e Cláudia Arantes Ferreira Simões de Lima. O objetivo da visita foi verificar as mudanças ocorridas na unidade após a gestão por organização social.
Esta foi a primeira vez que a Comissão de Direito do Terceiro Setor confere in loco a atuação de uma organização social como executora de um serviço do Estado. Para Lívia Baylão, ainda existe um desconhecimento sobre o tema, por isso é importante avançar na discussão. “Temos de ampliar o debate sem tratar as organizações como inimigas ou oportunistas. Geralmente, quem está de dentro quer buscar soluções e quem está de fora quer atacar”, disse.
A presidente da Comissão Lívia Baylão disse que o modelo é muito benéfico para a prestação de serviços. “Esse modelo dignifica o atendimento ao cidadão, humaniza a saúde, garante eficiência. A nossa crença reforçada de que a atuação do Estado, da administração pública em parceria com as entidades da sociedade civil, sejam modelos de OS com contrato de gestão, seja em outros formatos jurídicos possíveis, é sempre útil, importante e garante qualidade. Estou maravilhada com o trabalho e satisfeita de ter conhecido e saber que em Goiânia, no nosso Estado, a saúde está sendo tratada desta forma”, afirmou.
Além de fazer parte da Comissão, Cláudia Arantes Ferreira Simões de Lima é assessora jurídica do CRER, hospital que também é gerido por OS. Ela disse que o grande destaque do HGG é na área de Comunicação. “Aqui existe a preocupação para o paciente entender o fluxo dele aqui dentro, dele ser bem assistido, estou muito impressionada. O maior desafio do terceiro setor é se solidificar como uma área juridicamente viável para o Estado, para que o Estado possa usar essa ferramenta com tranquilidade e respaldo jurídico. A prática comprova a efetividade e os bons resultados que uma administração por uma Organização Social traz”. 
Para o vice-presidente Wagner Nogueira da Silva, que conheceu o hospital antes, as melhoras são significativas. “A visita foi muito positiva. Eu conheci esse hospital na década de 70 e, obviamente, era um hospital de referência, mas com as demandas e as necessidades totalmente diferentes às encontradas aqui hoje. Hoje eu vi um hospital organizado, dinâmico, estruturado e preparado para atender as demandas existentes. O Idtech está de parabéns pelo trabalho realizado em tão pouco tempo”.
A advogada Anauara Maia Carrijo também aprovou as mudanças. “A nossa visita aqui aconteceu para verificar os benefícios, as melhorias, os avanços e  desafios dessa gestão. Fiquei muito impressionada principalmente sobre o planejamento. Aqui existe uma gestão estratégica, uma gestão humanizada, que oferece retorno para a comunidade e para os seus usuários. Toda essa gestão impressiona porque a gente não vê esse trabalho em nenhum hospital, tanto público quanto privado. Realmente é uma referência de trabalho e atuação, que tem que ser apresentada para o mundo”.
(Texto: Marina Dinizio – Assessoria de Comunicação Integrada OAB-GO – com informações do IDTECH)
×