Primeiro entrevistado da série de sabatinas com os candidatos ao Senado Federal, Vilmar Rocha (PSD) afirmou ser a favor da qualificação do debate político e que procura fugir do eleitoralismo. "Não falo o que as pessoas querem ouvir em troca de votos. Isso empobrece a discussão". A segurança pública foi um dos principais assuntos de sua abordagem. Vilmar classificou o tema como item central da pauta de discussões, em Goiás e no Brasil, em virtude do que chamou de uma "explosão da violência" nos últimos tempos. Vilmar defendeu a educação como medida preventiva para formação de jovens conscientes de seu papel social. O candidato citou a aprovação, pelo Congresso, do Plano Nacional de Educação (PNE) como fundamental já que prevê que, em 10 anos, 50% das escolas do país devem atender na modalidade de tempo integral. "Minha proposta é de que em Goiás, em 5 anos, essa meta seja alcançada" defendeu.
Medida contra a violência
Eu proponho três medidas pontuais para o enfrentamento da violência. A primeira é tornar a União corresponsável pela segurança. Hoje apenas os Estados federados têm competência sobre a segurança e isso não tem sentido já que os recursos estão concentrados na União. Defendo a criação do Ministério da Segurança Pública, não como uma panaceia, mas essa é uma forma de o governo federal se responsabilizar pelo problema. A segunda medida que proponho é a mudança do código penal e a terceira alternativa é qualificar a gestão na área da segurança. Precisamos modernizar o combate à violência implementando novas tecnologias ao processo.
Extinção do Exame de Ordem da OAB
Entendo o interesse corporativo da Ordem e dos advogados em defender a aplicação do Exame de Ordem. Agora, como parlamentar, me indago se esse interesse é bom para a sociedade. A meu ver, a manutenção dessa prova é importante e útil para fazer uma seleção e colocar no mercado os profissionais mais qualificados. Sendo assim, o Exame de Ordem conspira a favor da sociedade.
PLC 83/2008 que criminaliza a conduta de violar direitos ou prerrogativas dos advogados
Qualquer profissão para ser exercida com independência e dignidade precisa de prerrogativas e garantias. Assegurar esses direitos é indispensável ao exercício da advocacia.
Pacto Federativo
Essa também é uma de minhas propostas. Todos os grandes países continentais, como o Brasil, são federados. Nós nos inspiramos no modelo americano, que está deformado para a nossa realidade. Grande parte do poder e do dinheiro está na União. Sou a favor da repactuação e da descentralização. Por exemplo, no caso da segurança pública, hoje os Estados arcam com todos os investimentos dessa área. Os recursos da União são enviados em caráter voluntário. Por esse, e por outros aspectos, repactuar deve ser uma das grandes metas do Senado. Essa é uma demanda madura que precisa ser feita com urgência.
Fala, candidato
Antes do início da sabatina, o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, falou aos veículos de imprensa. "A OAB não possui atuação partidária, mas como somos uma entidade reverberadora de informações, queremos proporcionar a oportunidade da categoria conhecer as propostas dos candidatos, principalmente naqueles temas que a Ordem tem interesse, seja por dizer respeito à advocacia ou por impactar diretamente na sociedade", ressaltou.
A série de sabatinas, intitulada "Fala, Candidato" é coordenada pela diretoria da Seccional e pelas Comissões de Processo Legislativo e Políticas Públicas (CPL) e Direito Político e Eleitoral (CDPE) e tem o objetivo de permitir que os advogados goianos e todos os eleitores conheçam melhor os candidatos e suas propostas. Os candidatos à vaga de senador estão sendo entrevistados nesta quarta (3) e quinta-feira (4). Na próxima semana, nos dias 10 e 11 de setembro, a OAB-GO recebe os quatro principais candidatos ao governo do Estado de Goiás.
As arguições são restritas aos integrantes do Conselho Seccional da OAB-GO, membros das comissões temáticas da Ordem, a um número limitado de assessores dos candidatos, aos advogados que fizerem inscrição prévia na Secretaria da Presidência e a veículos de imprensa, que também realizarem cadastro antecipadamente pelo telefone 3238-2077 ou 3238-2002, na Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO.
Internautas podem acompanhar as entrevistas que estão sendo transmitidas, ao vivo, pelo site da Escola Superior de Advocacia (ESA), no Canal ESA. A exibição é liberada para todos os interessados que terão apenas que preencher um cadastro simples para ter acesso à transmissão.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
Leia também: