Conselheiros Seccionais da OAB-GO são empossados nesta sexta, 14

14/02/2025 Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) diplomou, nesta sexta-feira (14), os conselheiros seccionais que representarão a advocacia goiana ao longo do triênio 2025-2027. Durante a cerimônia que ocorreu no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da OAB/Casag, em Aparecida de Goiânia, todos os conselheiros foram nomeados e convocados a um lugar de na tribuna de honra do evento. O evento foi encerrado com uma emocionante apresentação do Coral Vozes da Advocacia, que encantou os presentes e marcou a celebração das conquistas da classe ao longo desses 30 anos.

A lista completa dos membros pode ser consultada aqui (acesse o documento).

No momento, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou “devo gratidão a todos vocês, meus amigos e minhas amigas, que não desistiram, que persistiram e superaram adversidades para estar aqui hoje. Como diria Hemingway, mais importante que a própria guerra é quem está ao teu lado na trincheira. Muito obrigado! Juntos, somos resiliência. Nada disso seria possível sem vocês, uma parte ‘inapartável’ do meu propósito”, declarou.

Representatividade

Os novos integrantes do conselho seccional da OAB-GO terão diversas atribuições, incluindo editar seu regimento interno e resoluções, criar Subseções e a Caixa de Assistência dos advogados, julgar recursos sobre decisões internas, fiscalizar receitas e contas, fixar a tabela de honorários, realizar o Exame de Ordem, decidir sobre inscrições de advogados e estagiários, manter cadastro de inscritos, definir contribuições e multas, participar de concursos públicos, determinar trajes profissionais, aprovar o orçamento anual, organizar o Tribunal de Ética e Disciplina, eleger listas para cargos judiciais, intervir em Subseções e na Caixa de Assistência e exercer outras funções previstas no regulamento geral (Lei 8.906/1994, art. 58).

Posse

Durante o juramento de posse, os novos conselhos seccionais assumiram compromissos com a advocacia goiana, mediante a exclamação das seguintes palavras: “Eu prometo manter, defender e cumprir os princípios e finalidades da OAB, exercer com dedicação e ética as atribuições que me são delegadas e pugnar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia.”

Ao final, o presidente do CF OAB, Beto Simonetti finalizou ressaltando: “Estão todos empossados. Viva a advocacia do Brasil!”

Presenças

Entre as presenças na cerimônia de posse, estiveram o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento Cordeiro; a secretária-geral, Rose Morais; a secretária-geral adjunta, Christina Cordeiro; e o diretor-tesoureiro, Délio Lins; além do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto.

Entre as autoridades do Judiciário, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), desembargadora Iara Teixeira Rios; o diretor do Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária em Goiás, juiz federal Marcos Silva Rosa; e a diretora do Foro de Goiânia, Patrícia Bretas.

Ainda, compareceram o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, representando o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco; o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano do Prado Lopes; e o defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes.

O procurador Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Alex Sarkis; e a presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Renata Castelo Branco Mariz de Oliveira. A cerimônia também contou com a presença de autoridades políticas, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Bruno Peixoto; o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela; o representante da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira; e a subprocuradora-geral de Assuntos Administrativos, Luciana Benvida Bettini e Souza de Rezende, representando a Procuradoria-Geral do Estado.

O evento contou com a presença de representantes de diversos conselhos profissionais, incluindo os de Medicina, Economia, Farmácia, Contabilidade, Administração, Química, entre outros. Também prestigiaram a ocasião os desembargadores provenientes do Quinto Constitucional da advocacia: Nicomedes Domingos Borges, Anderson Máximo, Itamar de Lima, Vicente Lopes e Welington Luís Peixoto. Além disso, o evento contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Procon, do Sicoob UniCentro Br., na pessoa do presidente Diogo Mafia Vieira, da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), da Comurg, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), entre outras instituições.

Por fim, a cerimônia teve a participação expressiva dos presidentes das subseções da OAB-GO, reforçando a representatividade e a união da advocacia em todo o estado.

×