O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, participou do almoço de confraternização oferecido pelo governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas, aos procuradores estaduais em atividade e aposentados para comemorar o Dia do Procurador Goiano. Responsáveis pela chamada “advocacia pública”, os procuradores representam os interesses jurídicos do Estado, defendendo o ente federativo nas instâncias de primeiro e segundo graus do Judiciário.
O governador saudou os procuradores nas pessoas do procurador-geral de Justiça, Ronald Bicca, e da presidente da Associação Goiana dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Valentina Jungmann Cintra Ala. “São atentos advogados que lutam na defesa dos interesses maiores do Estado”, observou o governador, para quem os procuradores ajudam o Estado a trilhar no caminho da legalidade e aplicar corretamente o dinheiro público. “Os senhores e as senhoras não trabalham na defesa dos interesses de governos, que são temporários, mas do Estado”, sublinhou Marconi.
Marconi ressaltou o preparo intelectual dos procuradores goianos, acostumados a vencerem quase todas as ações propostas. Ele citou cada um dos feitos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) este ano, como forma de realçar o trabalho da categoria. Segundo o governador, a categoria teve atuação decisiva na defesa da Celg, nas ações de natureza tributária envolvendo o ICMS, na criação da força tarefa na Saúde e na validação dos concursos públicos, realizados pelo governo passado, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta. “O trabalho que os senhores desempenham repercute na vida de milhares de goianos”, acrescentou.
Falando em nome da categoria, a procuradora Valentina Jungman reconheceu o esforço do governador para garantir melhores condições de trabalho aos procuradores, ao mesmo tempo em que apresentou quatro novas reivindicações, com destaque para construção da nova sede da entidade, autorização de concurso público e criação de um fundo estadual para custeio e investimentos em infraestrutura pela PGE.
O governador determinou ao procurador-geral do Estado, Ronald Bicca, e aos secretários Vilmar Rocha (Casa Civil) e Giuseppe Vecci (Fazenda) que se reúnam para analisar cada um dos pedidos, de forma a contemplar a categoria, que hoje conta com quadro de 154 servidores efetivos e 54 comissionados.
Fonte: Assessoria da Governadoria