A Comissão de Cultura da OAB-GO realizou, na noite de quinta-feira (27), o Sarau 80 Anos de OAB-GO durante a Conferência Estadual dos Advogados, no Centro de Convenções, que termina nesta sexta-feira (28). A presidente da comissão, Eliane Barbosa Brito, agradeceu o trabalho da seccional e o empenho em criar a Comissão de Cultura e exaltou o trabalho dos artistas goianos, que expuseram suas obras no Sarau. “Esta é uma noite muito importante, porque a OAB-GO faz o seu trabalho, que é defender os advogados, mas vai além. A instituição cumpre seu papel de contribuir com a sociedade. Este Sarau é um exemplo disso”, enalteceu. A solenidade contou com a presença do presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, da presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Valentina Jungmann, e a presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, Custódia Annunziata Spenciere.
O Sarau homenageou o artista D.J. Oliveira, um dos pilares do modernismo no Centro-Oeste brasileiro. João Colagem, um dos artistas plásticos que participaram da exposição, elogiou a iniciativa da instituição em homenagear um dos mais importantes artistas do estado. “D.J. Oliveira foi um eixo, uma influência de traços para vários artistas. Esta homenagem é uma pequena pitada que pode alavancar outros processos que deem mais visibilidade à sua obra”, destacou.
Expositor do Sarau, Diomar Lustosa produziu um retrato de Henrique Tibúrcio em homenagem ao presidente da instituição. O quadro foi entregue durante o evento. Diomar agradeceu a OAB-GO pelo apoio que a entidade deu aos artistas goianos ao realizar o evento cultural. “Esta é uma noite memorável. Marca uma data que lembraremos com gratidão pelo que a advocacia goiana tem feito para os artistas”.
Diomar Lustosa, que usa em seus quadros uma técnica que elabora figuras a partir de desenhos de peixes com significado de multiplicação, explicou que os retratos feitos com essa técnica têm o objetivo de reproduzir a imagem de pessoas que contribuem com a sociedade. “Este é o terceiro retrato que produzo e que, junto com os outros, mostram pessoas multiplicadoras do bem”.
Henrique Tibúrcio, emocionado, agradeceu a homenagem e reafirmou o comprometimento da instituição com as artes. “Não tenho dúvidas da importância do trabalho da Comissão de Cultura. Isso reforça e eterniza o compromisso que precisamos manter com a cultura, assim como Felicíssimo Sena fez ao escolher as obras de D.J. Oliveira para dois murais da instituição”, exaltou.
A filha de D.J. Oliveira, Valéria Oliveira, recebeu uma placa em homenagem a seu pai. Valéria afirmou que, como membro da família, se sentiu honrada pela lembrança da Ordem. “Fico muito satisfeita porque a OAB-GO é uma instituição de grande importância na sociedade. É muito bom que ela lembre e homenageie os artistas goianos”. O evento contou também com uma apresentação do gupo de Yôga DeRose e com a performance “É melhor ter algodão que açúcar”, de João Colagem.
Teve ainda a exposição de quadros de 15 artistas: Amaury Menezes, Alex Elias, Alberto Tolentino, Alexandre Liah, Augusto Selva, Bené Silveira, Cristina Ferrari, Diomar Lustosa, Fernado Santos,Helena Vasconselos, João Colagem, Nonatto Coelho, Papas Stefanos, Roosevelt e Sanatan.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO