Subseção de Jaraguá atua para preservar valores históricos e culturais goianos

01/11/2024 Notícias

A subseção de Jaraguá da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) reafirmou seu compromisso com a preservação cultural ao atuar em um caso envolvendo o Museu Histórico das Cavalhadas de São Francisco. Na última terça-feira (29), a presidente da subseção, Edilma Gontijo, acompanhada por outras autoridades, esteve na delegacia para apoiar a instituição no processo de devolução de armas antigas, que haviam sido apreendidas, mas têm valor histórico para a região.

A decisão judicial, dada em versos pelo juiz Liciomar Fernandes, destacou a importância de preservar esses objetos no museu, respeitando o valor cultural e histórico das peças para a memória local. Com respaldo técnico de perícia feita pela Polícia Judiciária, que comprovou a ineficácia das armas para uso, ficou garantida a segurança da comunidade e o valor patrimonial dos itens para o museu.

“A Subseção de Jaraguá celebra a decisão e o papel do Judiciário e do Ministério Público na defesa do patrimônio histórico. A entidade, que acompanhou o processo desde o início, destacou a importância da preservação cultural e reforçou seu apoio ao museu, que agora poderá expor novamente as peças como parte fundamental de sua história e da identidade regional”, pontuou a presidente da subseção.

×