A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) traz uma inovação ao realizar o processo eleitoral 100% online para o triênio 2025-2027. No dia 19 de novembro de 2024, das 9h às 17h, advogados e advogadas poderão exercer seu direito de voto de maneira prática e segura através do site eleicoesoabgo.org.br. Esse novo formato de eleição reflete o compromisso da gestão atual da Seccional com a modernidade, o desenvolvimento e a união da advocacia.
A iniciativa não só promove inclusão e acessibilidade, mas também fortalece a legitimidade no processo de escolha dos representantes da advocacia goiana. A modalidade online amplia o acesso ao processo eleitoral, proporcionando maior comodidade e flexibilidade aos eleitores.
O voto é obrigatório, e estão aptos a votar:
- Advogados(as) regularmente inscritos(as) na Seccional;
- Advogados(as) adimplentes até 30 dias antes das eleições (o prazo para regularização encerrou no dia 18 de outubro de 2024);
- Advogados(as) inscritos(as) originariamente na Seccional e que tenham prestado compromisso até o dia 4 de novembro de 2024;
- Advogados(as) que formalizaram a transferência de domicílio para a OAB-GO até 31 de dezembro de 2023. O prazo nesta Seccional foi prorrogado até 8 de janeiro de 2024, após o recesso;
- Advogados(as) que possuem inscrição suplementar na OAB-GO, escolheram votar nesta Seccional e informaram a seccional originária até o dia 15 de outubro de 2024.
Em caso de dúvidas ou dificuldades técnicas durante o processo de votação, a OAB-GO disponibiliza o canal de atendimento da Webvoto, acessível via chat no site da eleição e pelo telefone 0800 580 3646.
Passo a passo para a votação online da OAB-GO
Visando assegurar que todos estejam aptos a votar e compreendam cada etapa do processo, preparamos tutoriais detalhados em PDF e em vídeo para orientar a votação:
Clique aqui e acesse o tutorial em PDF
Clique aqui e assista o tutorial em vídeo
- Acesse o site de votação: No dia da eleição (19 de novembro), entre no site oficial de votação eleicoesoabgo.org.br a partir das 9h (a votação segue até às 17h). O site é compatível com celulares, tablets e computadores, facilitando o acesso de onde você estiver.
- Clique no botão “Votar”: Ao acessar o site, o botão “Votar” estará disponível na tela inicial. Clique para iniciar o processo de votação.
- Identificação com CPF: Insira seu CPF no campo de identificação e clique em “Continuar” para prosseguir.
- Escolha a forma de autenticação: Três opções de autenticação estarão disponíveis para garantir a segurança da votação:
- Certificado digital: ideal para quem já possui o certificado configurado no dispositivo.
- Certificado em nuvem: opção prática para acessar remotamente o certificado digital.
- Código de acesso via e-mail ou SMS: se preferir, você pode receber um código de acesso temporário por e-mail ou SMS.
Autorização para uso do certificado digital e/ou em nuvem: Ao optar pelo certificado digital, leia atentamente as recomendações e clique em ‘Iniciar autenticação’. Em seguida, selecione seu certificado digital e clique em ‘Continuar’. Autorize o site a utilizar seu certificado digital para a autenticação, clicando em ‘Permitir’.
Recebimento do código de acesso: Caso opte pelo código de acesso, escolha o contato (e-mail ou SMS – dados que tenham sido atualizados até o dia 25 de outubro no banco de dados da OAB-GO) para recebê-lo e clique em “Enviar código de acesso”. Insira o código recebido de seis dígitos no campo correspondente e clique em “Continuar”. Em seguida, insira seu código de segurança da carteira da OAB como segundo fator de autenticação e clique em “Continuar”.
- Escolha da chapa para a seccional Após a autenticação, você será direcionado(a) à cédula de voto. Selecione a chapa de sua preferência para a seccional. Detalhes sobre cada chapa e seus integrantes podem ser visualizados clicando em “Ver detalhes”. Após a escolha, clique em “Prosseguir” para avançar.
- Seleção da chapa para subseção Em seguida, aparecerá o quadro para escolha da chapa correspondente à sua subseção. Após selecionar, clique em “Prosseguir” para avançar.
- Tela de confirmação de voto Antes de confirmar, uma tela de resumo exibirá as opções selecionadas. Verifique as informações e, em seguida, clique em “Confirmar”. É importante lembrar que o voto só será computado após essa confirmação final.
- Comprovante de votação Após a confirmação, um comprovante de voto será gerado automaticamente. Você poderá salvá-lo, imprimi-lo ou retornar ao início do site para finalizar o processo.
Para assegurar que todos tenham a oportunidade de votar em caso de eventuais problemas técnicos, estarão disponibilizadas Seções de Contingência, na sede da seccional, em Goiânia, e nas 57 sedes administrativas ou subseções do estado de Goiás (Clique aqui e acesse a lista).
Obrigações e direitos do eleitor
O voto é obrigatório para todos(as) os(as) advogados(as) inscritos que estejam aptos, conforme descrito acima, sob pena de multa equivalente a 20% (vinte por cento) do valor da anuidade, conforme disposto no art. 63, § 1º do Estatuto da Advocacia (EAOAB) e no art. 26 do Provimento nº 222/23, salvo apresentação de ausência justificada. O voto é facultativo para maior de 70 anos (Art.26 §1º inciso I, alínea a do Provimento nº 222/23).
A ausência poderá ser justificada no site da eleição, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir do dia útil seguinte à data da eleição, ou seja, dia 21 de novembro (dia 20 é feriado), e será apreciada pela Comissão Eleitoral da Seccional. A partir de 21 de novembro, o botão para justificativa estará disponível no site, e o prazo seguirá até o dia 20 de dezembro de 2024.
Para mais informações acesse o Portal das Eleições da OAB-GO 2024