A Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Bullying nas Escolas (CEPCBE) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) acaba de lançar a cartilha “O Bullying não é Legal!”. Este guia, disponível em formato digital no site da OAB-GO, tem como objetivo fornecer uma fonte segura e acessível de informações sobre o fenômeno do bullying, suas causas e consequências, formas de identificação e tratamento, além da legislação aplicável e o papel da OAB na luta contra essa prática nociva.
Destinada a professores, estudantes do ensino fundamental e médio, familiares e membros das comunidades escolares, a cartilha foi elaborada com base em extensa pesquisa na literatura sobre o tema e conta com a contribuição especial do psicólogo Wadson Arantes, ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região (Goiás). Arantes proferiu uma palestra à comissão em junho e forneceu material valioso para a pesquisa.
A cartilha será distribuída às escolas estaduais pela Secretaria Estadual de Educação e, com o apoio das subseções da OAB-GO, também será enviada às secretarias municipais de educação, abrangendo unidades de ensino públicas e privadas. A iniciativa visa promover um ambiente escolar mais seguro e inclusivo, oferecendo suporte tanto para educadores quanto para famílias na prevenção e enfrentamento do bullying.
O presidente da Comissão, André Luiz Aidar Alves, destacou que a diretoria optou por um material que possa ser trabalhado em sala de aula pelos professores, para ajudá-los na missão de explicar aos estudantes o que é o bullying, suas causas e efeitos e como ele pode ser combatido. “Iremos permanentemente fornecer material sobre o tema voltado diretamente aos estudantes, em um formato mais lúdico, adequado às diferentes faixas etárias que pretendemos atingir”, explicou.