OAB-GO participa de primeira reunião de instituições do sistema judiciário goiano sobre linguagem simples

20/08/2024 Justiça, Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), representada pelo conselheiro seccional Carlos André Pereira Nunes, participou da primeira reunião oficial dos signatários do Termo de Cooperação Técnica para implementação de linguagem simples nos documentos, decisões e atos processuais das instituições que integram o sistema judiciário goiano. O encontro ocorreu na última segunda-feira (19), na sede do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

A reunião integra uma série de esforços de fortalecimento dos participantes, após se comprometerem com o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, uma iniciativa do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O conselheiro Carlos André destacou a participação ativa da OAB-GO nas discussões sobre o projeto de linguagem simples no sistema de Justiça. Segundo ele, para a advocacia, cuja principal ferramenta é a linguagem, esse é um tema de grande relevância. “As contribuições da OAB têm como foco a promoção da cidadania. A advocacia é a voz da cidadania. Com uma linguagem simples, será possível melhorar a comunicação entre o jurisdicionado, o juiz e o advogado, tornando essa relação mais acessível e eficiente”, pontuou.

Deliberações

Durante o encontro, foi decidido criar um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação, onde os participantes poderão trocar ideias, compartilhar boas práticas, agendar reuniões e sugerir mudanças no plano de trabalho das equipes. O Google Drive também será utilizado para que todos possam colaborar com sugestões de alterações no termo de cooperação. Ao final, os participantes receberam um guia de bolso do TJGO, contendo sete passos para a aplicação da linguagem simples.

Convite da OAB-GO ao sistema de justiça

O Conselheiro Carlos André convidou os integrantes do sistema de justiça para uma oficina/debate sobre a linguagem simples, que acontecerá na ESA-GO, na próxima sexta-feira (23). Será o primeiro passo do programa de implantação da linguagem simples na OAB-GO.

*Com informações do Tribunal de Justiça de Goiás