OAB Anápolis: gestão de Samuel Santos é marcada por conquistas e transformação da advocacia

28/06/2024 Entrevista, Subseção

“Trabalhamos arduamente para oferecer aos advogados uma estrutura moderna, serviços de qualidade e representatividade em todos os âmbitos”, comenta Samuel

Sob a presidência de Samuel Santos, a Subseção de Anápolis da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) vive nos últimos dois anos (2022-2024) um período de intensa transformação e valorização da advocacia. A gestão, marcada por ações estratégicas e conquistas significativas, fixa um legado positivo e abre caminhos para um futuro ainda mais promissor para a categoria.

“Acreditamos que o principal legado da nossa gestão está na valorização da advocacia e na busca por um ambiente profissional mais justo e digno. Trabalhamos arduamente para oferecer aos advogados de Anápolis uma estrutura moderna, serviços de qualidade e representatividade em todos os âmbitos. Ainda há muito a ser feito, mas estamos confiantes de que, juntos, construiremos um futuro ainda mais promissor para a OAB Anápolis”, afirma Samuel.

Obras e infraestrutura
Nos últimos dois anos, a gestão focou na melhoria da infraestrutura da subseção, promovendo uma série de reformas e construções:

  • Reforma da sede administrativa: incluiu a instalação do “Meu Escritório” com estações de trabalho, duas salas de atendimento, uma sala de reunião/audiência virtual, uma nova sala multiúso para comissões, uma nova sala da diretoria, reforma da sala da ESA (Escola Superior de Advocacia) e pintura e reforma do auditório. Além disso, houve a aquisição de novas poltronas para o auditório.
  • Salas de autoatendimento nos Juizados Especiais Cíveis (JECs): as salas foram reformadas, incluindo novo maquinário e mobiliário.
  • Convênio com estacionamentos: reduziu custos para a OAB e proporcionou mais conforto aos advogados.

“A criação de novos espaços e a modernização das instalações refletem nossa visão de futuro. Essas mudanças estruturais são fundamentais para atender às crescentes demandas da advocacia e oferecer um suporte mais adequado e atualizado aos profissionais”, comenta Samuel.

CEL de Anápolis
O Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da OAB de Anápolis também passou por melhorias significativas:

  • Gestão compartilhada com a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag): incluiu a criação do cargo de gerente do CEL e a contratação de uma empresa terceirizada de portaria, manutenção e limpeza.
  • Infraestrutura do CEL: reforma do salão de festas e do sistema de ar condicionado, reforma completa das quadras de tênis e campos de futebol, construção de duas quadras de areia para tênis de praia e futevôlei, e implantação de um sistema de energia fotovoltaica. Também feita inclusão de novo sistema de iluminação de LED e sistemas de proteção contra descargas elétricas e irrigação e revitalização dos alambrados e arquibancadas.
  • Edital para novas obras: plano prevê a construção de parque infantil, quiosque, banheiros/vestiários e instalações de aquecimento da piscina infantil.
  • Atividades recreativas e de lazer: oferta de atividades em datas comemorativas e férias escolares, ampliação das modalidades nos jogos de inverno, participação nos jogos nacionais da advocacia e confraternizações de final de ano.

“O CEL de Anápolis evoluiu para se tornar um ponto central de convivência e lazer para a advocacia. As novas iniciativas e projetos em andamento mostram um esforço contínuo para oferecer mais conforto e opções de atividades para os inscritos e suas famílias”, expressa o presidente anapolino.

Atividades institucionais
A gestão também se destacou na esfera institucional, com várias iniciativas para fortalecer a advocacia e a relação com a sociedade:

  • Posse e nomeação de 50 comissões: com responsabilidades tripartites (advocacia, sociedade anapolina e assistencial).
  • OAB Mulher: criação de subcomissões focadas no combate à violência contra a mulher, direitos e prerrogativas da advogada, enfrentamento ao assédio e crimes de gênero.
  • ESA (Escola Superior de Advocacia): inovação nos programas e projetos, realização do Seminário de Interiorização Jurídica da ESA Nacional e ESA Talks Anápolis. Extensa agenda de eventos na subseção, com cursos, seminários e lazer.
  • Comunicação: feitas melhorias no sistema de comunicação e parceria/contratação junto a empresa de marketing digital e assessoria de imprensa.
  • Procuradoria de Prerrogativas: fortalecimento da Comissão de Direitos e Prerrogativas, composta pela diretoria e pelos presidentes de todas as comissões; e criação de subcomissões no âmbito da OAB Mulher, focadas no combate à violência contra a mulher, na defesa dos direitos e prerrogativas da advogada, e no enfrentamento ao assédio e crimes de gênero.
  • Expediente da diretoria: estabelecimento de uma rotina organizada, com reuniões ordinárias todas as sextas-feiras, expediente semanal da presidência e expediente diário da diretoria.
  • Convênios: reestruturação do programa @oabconvenios, proporcionando melhores benefícios e maior conforto para os advogados.

Segundo Samuel, “a diversidade de iniciativas institucionais mostra o empenho da gestão em promover uma advocacia mais dinâmica e conectada com as demandas sociais”. “A abordagem proativa e multifacetada adotada fortalece a profissão”, acrescenta.

Parcerias e relações interinstitucionais
Aconteceu neste período da gestão a elevação da Comarca de Anápolis para entrância final. Ou seja, a comarca passou a ter uma classificação mais elevada na estrutura do Judiciário, devido ao volume maior de processos, maior complexidade nos casos tratados, e possivelmente mais recursos e pessoal. Esse feito positivo aproximou ainda mais a OAB Anápolis de várias instituições, garantindo uma relação ativa e colaborativa:

  • Judiciário: a subseção focou na interlocução constante com a diretoria do Foro, com realização de reuniões periódicas com magistrados e participação em audiências públicas da Corregedoria Geral de Justiça.
  • Executivo: interação com a Procuradoria Geral do Município para tratar das demandas de interesse da advocacia, além de parcerias com a Procuradoria Geral do Município e o CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) para atender mulheres vítimas de violência.
  • Legislativo: participação ativa na defesa dos interesses da sociedade em audiências públicas e projetos de lei. Interlocução com o Legislativo, participação em audiências públicas, desenvolvimento de projetos de lei, e composição dos quadros da assessoria jurídica com advogados.
  • Sistema Penal: aproximação com delegacias e presídios, implementação de salas de advocacia e projetos de videoconferência para atendimentos. Iniciado o projeto de Criação de salas da advocacia no Centro de Inserção Social e na Central de Flagrantes, além da implantação de projetos de atendimento por videoconferência.
  • Defensoria Pública e Ministério Público: defesa da advocacia no projeto de ampliação da Defensoria Pública e parcerias para serviços de advocacia dativa e atendimento a mulheres vítimas de violência.

Futuro
Para o futuro, Samuel aponta que a maior expectativa da advocacia ainda este ano é que a OAB consiga, junto ao Tribunal de Justiça, implementar efetivas melhorias no sistema Projudi. Ele destaca que a modernização e otimização deste sistema são cruciais para agilizar os processos e facilitar o trabalho dos advogados, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente. “Essas melhorias trarão uma transformação positiva na administração da justiça, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade”, diz.

Por fim, o presidente sinaliza que a gestão 2022-2024 da OAB Anápolis sempre se pautou no sólido compromisso com a melhoria das condições de trabalho dos advogados, modernização das instalações e fortalecimento das relações institucionais. “As obras e reformas realizadas, aliadas às diversas atividades e parcerias, refletem uma administração focada em proporcionar benefícios tangíveis para a advocacia e a sociedade anapolina”, conclui o presidente, com orgulho e satisfação.

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