Cartilha da OAB esclarece dúvidas e orienta a advocacia sobre publicidade ética na profissão

24/06/2024 Notícias

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) lançou, na última quarta-feira (19), a cartilha “Principais dúvidas sobre Publicidade na Advocacia: entendendo o Provimento 205/2021”, com o objetivo de esclarecer incertezas e fornecer orientações precisas sobre o que é permitido e o que não é permitido na publicidade para a advocacia brasileira. A apresentação do material foi feita durante o 17º Encontro de Presidentes de Tribunais de Ética e Disciplina e o 12º Encontro de Corregedores Seccionais, em Goiânia.

Clique aqui para baixar a cartilha

Organizada pelo Comitê Regulador do Marketing Jurídico da OAB, a cartilha traz, em tópicos, aspectos como a utilização de caixinha de perguntas nas redes sociais, impulsionamento de temas nas redes, gravação de vídeos durante a atuação profissional, autopromoção, participação em lives, envio de mala direta, caracterização de espaços e o uso de símbolos e logotipos da OAB, entre outros. Além disso, o material reforça a necessidade de que as postagens tenham caráter informativo, sóbrio e discreto.

Para a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Ludmila Torres, a elaboração da cartilha surgiu em resposta a inúmeras dúvidas encaminhadas pela advocacia. “O objetivo é esclarecer de forma que todos possam fazer o melhor uso das ferramentas de marketing, sem comprometer os princípios fundamentais da nossa profissão, que devem sempre priorizar a transparência e a informação correta”, afirmou.

Ela destacou, ainda, a importância de um guia claro e acessível para que os advogados possam navegar no complexo campo do marketing jurídico, assegurando que suas práticas estejam alinhadas com os padrões éticos estabelecidos. “Queremos garantir que a advocacia utilize essas ferramentas de maneira eficaz e ética, fortalecendo a confiança do público nos profissionais do direito e promovendo um ambiente de atuação justo e transparente”, acrescentou.

Comunicação

A diretora de Comunicação da OAB-GO, Chrissia Pereira, destacou a necessidade que a advocacia brasileira sentia de um documento didático após o provimento 205/2021. “A advocacia brasileira carecia de um material educativo que abordasse de maneira simples e direta as questões da advocacia moderna, cada vez mais conectada às redes sociais. Dessa forma, a cartilha se torna uma aliada essencial para esclarecer as dúvidas que surgem no dia a dia dos profissionais”, disse.

*Com informações do CFOAB