OAB-GO informa que protocolos de defesas e recurso de multas de trânsito já podem ser realizados por meio do Portal Expresso

23/05/2024 Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) informa que já está em funcionamento o protocolo online de defesas e recursos de multas de trânsito de 16 órgãos autuadores que aderiram ao sistema. A nova ferramenta visa facilitar o acesso da advocacia, bem como de toda a sociedade, ao exercício do direito de defesa e contraditório.

Os órgãos autuadores que aderiram ao sistema são:

• Conselho Estadual de Trânsito de Goiás (Cetran)
  • Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran)
  • Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)
  • Prefeitura de Águas Lindas de Goiás
  • Prefeitura de Alexânia
  • Prefeitura de Anápolis
  • Prefeitura de Bom Jesus de Goiás
  • Prefeitura de Caldas Novas
  • Prefeitura de Ceres
  • Prefeitura de Chapadão do Céu
  • Prefeitura de Goianésia
  • Prefeitura de Inhumas
  • Prefeitura de Itumbiara
  • Prefeitura de Rio Verde
  • Prefeitura de Sanclerlândia
  • Prefeitura de Senador Canedo
  • Prefeitura de Silvânia

A nova ferramenta é fruto da solicitação via ofício e reunião realizada entre a Seccional, representada pelo presidente Rafael Lara Martins, juntamente com a presidente da Comissão de Direito de Trânsito (CDT), Eliane Nogueira, e o Detran, representado pelo presidente Waldir Soares. A nova ferramenta pode ser acessada pelo portal www.go.gov.br (clique aqui). Nela, o interessado pode pesquisar por “recurso de multa” e seguir as orientações descritas na Carta do Serviço. O advogado(a) que preferir pode acessar diretamente o link www.go.gov.br/servicos/servico/solicitar-recurso-de-multa-de-transito (clique aqui).

A OAB-GO informa ainda que, a partir do dia 22 de maio, não serão realizados protocolos por meio do e-mail [email protected]. Este será apenas para recepcionar solicitações de cópia de processos de suspensão ou de multa, até o dia 27 de maio, quando será disponibilizada a lista de e-mails institucionais do respectivo departamento, visando a celeridade na entrega da referida solicitação ao advogado. Os protocolos via aplicativo do Detran ou presencialmente nos Vapt Vupts, Ciretrans e na sede continuam ativos.

“Essa nova ferramenta é fruto de um diálogo estabelecido entre a OAB e o Detran, que trará muitos benefícios à classe e à sociedade, já que poderão realizar tais procedimentos de seus escritórios, de forma mais ágil, contribuindo para a redução de veículos nas ruas da nossa cidade, e sem a necessidade de acessar e pagar por serviços postais, já que irá atender a demanda de 16 órgãos autuadores, dentre eles, alguns do interior do nosso estado,” ressaltou a presidente da CDT.