Presidente da subseção de Inhumas destaca as iniciativas para fortalecer a advocacia local

10/06/2024 Subseção

Durante os últimos dois anos, a gestão de Euster Pereira Melo à frente da subseção de Inhumas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) tem sido marcada por uma série de iniciativas que visam fortalecer e apoiar a advocacia local. Sob a presidência da advogada, uma série de iniciativas foi implementada, visando fortalecer os pilares da advocacia na região, bem como proporcionar apoio aos advogados e às advogadas locais.

De acordo com Euster Melo, a gestão tem sido marcada por medidas concretas e efetivas. “Desde a atuação incisiva da Comissão de Direitos e Prerrogativas até a realização de cursos e palestras para aprimoramento profissional, temos buscado constantemente elevar o padrão da prática advocatícia em Inhumas”, relatou.

Além das atividades diretamente ligadas à advocacia, a gestão da presidente tem promovido uma série de projetos sociais, culturais e educacionais. Entre eles, destaca-se o “Destinar é Legal”, uma campanha que orienta os contribuintes a destinarem parte do imposto de renda para os conselhos municipais. Outros projetos abordam questões sensíveis, como o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Ações e iniciativas

A presidente da subseção também enfatiza a importância de ações filantrópicas, como a doação de materiais para a construção do Hospital de Câncer de Inhumas. “É fundamental que a advocacia esteja engajada nas questões jurídicas e comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade como um todo”, acrescenta.

É importante ressaltar que a gestão de Euster Pereira Melo tem oportunizado aos colegas espaços de divulgação de conteúdos e conhecimentos no Programa OAB Inhumas Responde, além de ter realizado a ampliação e modernização de duas salas para o Meu Escritório Casag, fortalecendo, assim, as estruturas de trabalho dos advogados(as) locais. Também foram celebrados diversos convênios com descontos no comércio local, visando proporcionar benefícios e descontos à advocacia.

A gestão também se destacou pela participação da Comissão Disciplinar nos jogos esportivos estudantes da Coordenação Regional de Educação (CRE), Maratona Inhumense e campeonatos variados. Além disso, realizou a Campanha de Descarte de Lixos Eletrônicos, com o objetivo de educar a população sobre o destino correto e arrecadar recursos para a confecção de boinas para pessoas idosas nos Lares de Inhumas. Adicionalmente, o projeto “Outubro – Saúde em Foco”, desenvolvido pela Caixa de Assistência dos Advogados (Casag), proporcionou palestras sobre a prevenção e tratamento humanizado do câncer em homens e mulheres.

A gestão também se destacou pela organização de transmissões ao vivo nas redes sociais e pela realização de palestras dedicadas à valorização da mulher advogada e suas batalhas diárias. Além disso, apresentou um projeto à Câmara Municipal com o intuito de oferecer amparo às mulheres que são vítimas de violência doméstica. Paralelamente, foi implementado o projeto Plantão Psicológico, destinado a fornecer apoio emocional tanto para os advogados(as) quanto para seus familiares.

Perspectivas

Quanto às expectativas para o último ano de sua gestão, Euster Melo afirma que o objetivo é dar continuidade aos projetos já iniciados. “Nosso foco estará na defesa das prerrogativas da advocacia e na fiscalização rigorosa da captação indevida de clientes”, diz. Além disso, a presidente destaca a importância do Projeto “Bem-Vindo Dr.”, que busca integrar os novos membros à advocacia local por meio de oficinas e palestras, em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA).