O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, participou, na manhã desta sexta-feira (29), do primeiro encontro das Conferências Regionais da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados. O evento foi realizado no auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia.
Em discurso, Tibúrcio afirmou que a OAB-GO tem interesse nesse debate, que é de grande importância para toda a sociedade. "A Reforma Política é algo que já deveria ter acontecido. É preciso que nos empenhemos para que ela já tenha valor nas eleições de 2012", afirmou o presidente da seccional goiana da Ordem. O presidente disse ainda que o resgate do crédito na classe política passa por esta Reforma e que a OAB já discute o tema internamente. "Tenham na OAB uma parceira importante na Reforma Política. Que seja algo discutido de forma efetiva no país", encerrou.
A fim de oferecer à população a oportunidade de participar efetivamente da discussão relativa à Reforma Política, a Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados promoverá uma série de conferências regionais nas principais capitais brasileiras. Goiânia foi a primeira cidade a receber a conferência, que discute, entre outros temas, o voto em lista, financiamento público de campanha, fim das coligações nas eleições proporcionais, fidelidade partidária e voto facultativo.
Participaram da reunião o deputado federal Almeida Lima, presidente da Comissão Especial da Reforma Política; a deputada federal Iris de Araújo, integrante da comissão; o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton; a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular, Luiza Erundina; o deputado federal e vice-presidente da comissão, Edinho Araújo; o relator da comissão de Reforma Política, deputado federal Rubens Otoni; os deputados federais Valdir Soares e Ronaldo Caiado; o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Iram Saraiva; e o presidente da Associação Goiana dos Municípios, Márcio Cecílio Ceciliano; além de presidentes e dirigentes de partidos e representantes da sociedade civil organizada.