Para falar sobre o evento, que acontece na terça-feira (3), a equipe do portal entrevistou o diretor e editor responsável da Imprensa Editorial, Sinval de Itacarambi Leão. Para ele, a história do direito no Brasil está intimamente ligada às lutas pela liberdade de imprensa. A seguir, Sinval fala sobre a importância da parceria com a seccional goiana, o porquê da escolha de Goiânia como sede, público-alvo e objetivos.
Por que Goiânia foi escolhida para sediar a quarta edição do Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia?
Esta edição do Fórum Liberdade de Imprensa será uma experiência nova para a Revista Imprensa, em levar iniciativas dessa natureza para outros estados e cidades fora do eixo São Paulo, Rio e Brasília. Goiânia foi escolhida devido à presença do deputado federal Vilmar Rocha [atualmente secretário de Estado] em edições anteriores do fórum. Um pedido dele foi que fizéssemos uma edição desse evento junto com a Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). Sua nomeação para a Secretaria da Casa Civil do Governo de Goiás criou um espaço para que o evento viesse para Goiânia, em 2011. Também tem importância pontual nessa escolha os fatos que envolveram os primeiros meses desse ano, o confronto entre parte da Polícia Militar de Goiás e os veículos de comunicação da Organização Jaime Câmara (OJC), repercutido pela grande imprensa nacional e pela imprensa estadual, em Goiás.
Que nomes o evento reunirá na capital goiana?
Até o momento, já confirmaram presença a senadora gaúcha Ana Amélia Lemos, a editora e correspondente do jornal argentino Clarín no Brasil, Eleonora Gosman, o diretor de Jornalismo da OJC, Luiz Fernando Rocha Lima, a editora-chefe do jornal O Popular, Cileide Alves, o secretário de Redação do Diário da Manhã, Ulisses Aesse, e o diretor do Sindicato das Agências de Propagando do Estado de Goiás, Iron Rocha Lima.
Qual é o peso do apoio de uma instituição como a OAB-GO?
A pauta Liberdade de Imprensa e atividades jurídicas, principalmente no que tange aos crimes contra a imprensa e conexos, fazem parte da história do Brasil. É importante lembrar que o protomártir da liberdade de imprensa no Brasil, Libero Badaró, foi um dos fundadores da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, nos primórdios de nossa independência política, e que foi assassinado a mando do Imperador Pedro I, em 1830. Donde a história do direito no Brasil está intimamente ligada às lutas pela liberdade de imprensa.
Qual é o público-alvo do fórum?
O Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia é um espaço plural e aberto para o debate sobre a importância da liberdade de imprensa como garantia aos regimes democráticos. O objetivo é estimular um diálogo entre profissionais, entidades de representação, professores, estudantes de comunicação e sociedade civil acerca da liberdade de imprensa no Brasil e no mundo. Nosso público-alvo é formado por editores, diretores de redação, colunistas e repórteres da grande imprensa; representantes dos empresários de imprensa e representantes dos jornalistas; líderes da sociedade civil brasileira e mundial; professores de Comunicação e estudantes de Jornalismo brasileiros.
O que se espera de concreto como resultado do evento?
Um grande debate. Convidados e inscritos no evento poderão debater qual o destino ainda nessa legislatura de todos os projetos que serão votados pelo Congresso Nacional, implicando em alterações da Constituição ou, então, visando a legislação ordinária.