O presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Henrique Tibúrcio, será o entrevistado desta semana no Face a Face, espaço interativo do Popular no Facebook. Ele vai tratar de temas polêmicos que têm sido abordados pela instituição nos últimos meses, como o Exame de Ordem, questionado na Justiça brasileira, o pagamento de sessões extras para os deputados estaduais e a reação da PM à Operação Sexto Mandamento, da Polícia Federal, que prendeu 19 policias militares em fevereiro.
O deputado estadual Major Araújo (PRB) apresentou na Assembleia projeto de lei propondo o desarmamento dos policiais militares. A tramitação do projeto foi aceita pelo plenário e seguiu para discussão e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia.
"Não tem sentido fazer a Assembleia Legislativa perder tempo movimentando a máquina pública em torno de uma discussão que não vai vingar, pois não tem amparo legal e nenhum fundamento", aponta o presidente da OAB-GO. Tibúrcio ressalta que o papel da Polícia Militar é combater e reprimir diretamente o crime.
Ele sugere a realização de uma audiência pública que reúna todos os agentes envolvidos com a segurança pública e a sociedade civil. Tibúrcio adianta que não acredita que os parlamentares goianos aprovarão o projeto, mas caso isso aconteça, a OAB-GO entrará com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF).
Perguntas poderão ser feitas até as 16 horas de quinta-feira (17). As respostas serão publicadas na edição de sábado (19) do jornal. Clique aqui e envie sua pergunta.
Fonte: O Popular