Compromisso com a redução de taxas e custas judiciais, precatórios do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), advocacia pública, segurança, política criminal e incentivos fiscais foram os principais temas abordados na sabatina que a OAB-GO promoveu com o candidato ao governo do Estado Marconi Perillo (PSDB). O evento foi conduzido pelo presidente da instituição, Henrique Tibúrcio, e teve a participação, ainda, da secretária-geral-adjunta, Maria Lucila Ribeiro Prudente de Carvalho, do conselheiro federal da OAB Marisvaldo Cortez Amado e dos conselheiros seccionais.
A primeira questão respondida pelo governadoriável foi a dos precatórios alimentícios. Ele lembrou que, quando chegou ao governo, havia 20 anos que os precatórios não eram pagos. Na condição de bacharel em Direito, Marconi reforçou a vontade de aprimorar as relações com a área. Ele ressaltou a vontade de fazer o Exame de Ordem para se tornar advogado e lembrou que o candidato a vice-governador por sua chapa, José Éliton (DEM), é advogado.
Tibúrcio disse a Marconi que as custas judiciais de Goiás, entre as mais caras do País, são uma preocupação da OAB-GO. Marconi garantiu que, sendo eleito, buscará solução rápida. O tucano voltou a discutir a questão da meritocracia, que promete adotar, caso eleito. Ele lembrou concursos feitos em seus governos. "Na minha época tínhamos poucos procuradores, e nós fizemos concursos, efetivamos, demos gratificações, conseguimos evitar novas evasões. Em relação à nova Lei Orgânica, estarei à disposição para debater com vocês. Vamos criar os chamados contratos de gestão e apostar na meritocracia".
Marconi defendeu a aprovação de um fundo que vincule recursos da União ao setor de segurança pública. "Vamos fazer nova reforma administrativa na área para termos agências e secretarias necessárias e extinguir as que não são necessárias. Defendo que seja aprovado um fundo que vincule recursos da União ao setor de segurança pública", disse.
Na sessão plenária extraordinária de 29 de setembro (quarta-feira), será arguido Vanderlan Cardoso, do PR. Ao final das sabatinas, os concorrentes ao governo estadual receberão um documento com as demandas da advocacia goiana, que versa sobre reivindicações da categoria e da sociedade.
O debate é restrito ao Conselho Seccional da OAB-GO e demais advogados que se credenciarem previamente na Assessoria da Presidência, a um grupo limitado de acompanhantes do sabatinado e à imprensa. Os inscritos interessados em participar do debate devem se credenciar pelo endereço de e-mail assessoria@oabgo.org.br ou pelo telefone 3238-2075.