O secretário-geral da OAB-GO, Celso Gonçalves Benjamin, acompanhou, na manhã desta segunda-feira (7), a abertura da Semana Nacional da Conciliação em Goiás, que está sendo realizada no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. O evento, que vai até sexta-feira (11), foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Paulo Teles.
Também participaram da solenidade o governador do Estado, Alcides Rodrigues; o diretor do foro da comarca da capital, juiz Carlos Elias da Silva; o juiz-corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Paulo de Tarso Tamborini; e a presidente do Movimento pela Conciliação do TJ, juíza Doraci Lamar Rosa. A ação, proposta pelo CNJ, está sendo realizada em todo o País.
Na ocasião, Celso Benjamin comentou a participação da Seccional no evento. "Essa iniciativa do Judiciário atende a um dos objetivos da advocacia, que é a solução mais rápida dos processos. Sendo assim, a OAB-GO, que nunca se omitiu, está presente para dar suporte técnico aos advogados goianos", ressaltou. "No estande da instituição, os profissionais encontram um espaço mobiliado para atender seus clientes e equipamentos de informática para elaborar pequenas peças processuais e acessar a internet", informou o secretário-geral da Seccional goiana da OAB.
A presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO, Carla Sahium, que está participando ativamente da ação, falou sobre a importância da Semana Nacional da Conciliação. "A Seccional apoia o evento por acreditar que a conciliação é uma forma mais ágil, menos onerosa e, principalmente, mais segura de se solucionar conflitos", afirmou. "Além disso, o advogado é o principal divulgador da cultura da conciliação, uma vez que sobre ele está o encargo da defesa do Estado democrático de Direito", ponderou Carla Sahium.
Dados
Em Goiânia, estão previstas a realização de 10 mil audiências, por meio de 200 bancas. Segundo números do TJ, também serão realizadas, aproximadamente, 120 mil audiências específicas das Varas da Fazenda Pública Municipal e atendimentos da Secretaria Municipal da Fazenda, envolvendo tributos municipais, como ISS, IPTU e ITU. Também sediam o evento 21 Varas e Juizados com a efetivação de outras 2.468 audiências, em 66 bancas. No interior, 70 Varas e Juizados promovem 8.246 audiências.