OAB-GO homenageia mulheres que trabalharam pelo Tribunal de Ética e Disciplina nos últimos 30 anos – v2

21/03/2024 Notícias

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil — Seção Goiás (OAB-GO) promoveu, na manhã desta quarta-feira (20), o evento TED por Elas, visando homenagear as mulheres que compõem e compuseram o Tribunal nos últimos 30 anos. O evento ocorreu na sede da Seccional, em Goiânia.

Na abertura, estiveram presentes o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins; a secretária-geral adjunta, Fernanda Terra; o diretor-presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA), Rodrigo Lustosa; e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Néli Cárita.

Pelo TED, estiveram presentes a presidente Ludmila Torres; a vice-presidente, Paula Alexandrina; o 1º secretário, Woshington Luiz dos Reis; a 2ª secretária, Neliana Fraga; e o 3º secretário, Matheus Carvalho. Também esteve presente a conselheira federal por Goiás, Ariana Garcia.

Tribunal de Ética e Disciplina

Em seu discurso, a presidente do TED, Ludmila Torres, enfatizou que “é uma honra ser a mulher que está homenageando outras mulheres”. “Sou a primeira mulher presidente do TED. Dos aproximadamente 380 advogados e advogadas que compuseram o Tribunal, apenas 74 eram mulheres, evidenciando as barreiras que enfrentamos para alcançar espaços de liderança e decisão. Hoje, com orgulho, podemos afirmar que somos 31 mulheres na gestão do TED, representando 47% das integrantes. Queremos uma sociedade que compreenda que o feminismo é essencial, que reconheça nossa capacidade e igualdade como seres humanos e cidadãs”, disse.

A advogada Eliane Platon, primeira juíza do TED (1994-2000), foi homenageada no evento. “Estou emocionada com esta homenagem. Já se passaram quase 30 anos, e é um privilégio ter feito parte desse momento como mulher, como uma jovem advogada. Na época, eu tinha menos de 10 anos de advocacia e pude contribuir para as mulheres poderem tomar assento neste importante órgão da Ordem. Que a paridade não seja uma determinação, e sim algo natural! Sejam protagonistas de suas vidas”, enfatizou.

A presidente nacional e internacional da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Manoela Gonçalves, afirmou ser importante que as mulheres sejam lembradas. “Temos que sempre recuperar essa história. Precisamos nos unir mais. Avançamos muito, mas temos muito mais a avançar. Caminhemos juntas!”.

Gestão

Na oportunidade, o presidente Rafael Lara destacou que metade da gestão é composta por mulheres. “Em 92 anos de história, temos o fato de uma mulher ter assumido a presidência da OAB no ano passado e este ano, que foi a secretária-geral Talita Hayasaki, no mês da mulher. Além disso, somente nesta gestão é que tivemos uma mulher no Quinto Constitucional da Advocacia. Pela primeira vez na história, foi criada a Ouvidoria da Mulher e da Inclusão. Ressalto também que 25% das subseções de Goiás são presididas por mulheres. A força da mulher reside na sua capacidade de entrega. Aviso que tudo que estamos fazendo pelo espaço da mulher, estamos apenas começando”, disse.

A secretária-geral adjunta da OAB-GO, Fernanda Terra, destacou que “hoje é um dia específico para as mulheres”. “Somos multifuncionais, e rompemos muitos laços para chegarmos até aqui. Ser mulher é respeitar, em primeiro lugar, as outras mulheres, fazendo-se digna também desse respeito. Parabéns a todas as mulheres que compõem o TED!”.

Emocionada, a presidente interina da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Néli Cárita, afirmou que “a força da mulher advogada é incomparável”. “É a força da perseverança, da resiliência, da empatia e da justiça. E a força que desafia, quebra barreiras e que constrói um futuro mais igualitário e justo para todas nós. Hoje, enquanto celebramos as conquistas das mulheres na advocacia, renovamos nosso compromisso de nos apoiarmos umas às outras”, disse.

O diretor-presidente da ESA, Rodrigo Lustosa, afirmou que as “mulheres carregaram bandeiras em um tempo em que era praticamente impossível suportar esse fardo”. “Essa bandeira passa pela ética, pelo bem, pela justiça e dignidade. Desejo e quero fazer a minha parte para que eu não apague a chama que carrega essas bandeiras. Parabéns!”.

A conselheira federal por Goiás, Ariana Garcia, afirmou que “é preciso ter estratégias e sabedoria para construirmos a igualdade”. “É importante verbalizarmos e afirmarmos que somos advogadas, mães, esposas e desempenhamos uma série de outros papéis. Continuamos seguindo intrépidas, sábias e estratégicas. Espero que reconheçamos a necessidade de acelerar a mudança. Façamos isso de mãos dadas. Não viemos para a profissão para brincar”, disse.

Histórias

Na segunda parte do evento, ocorreu um momento em que a diretoria do TED se reuniu para ouvir as histórias marcantes de todas as mulheres que contribuíram para o Tribunal ao longo dos últimos 30 anos. Foi uma oportunidade de refletir sobre as experiências, desafios e conquistas dessas mulheres, que deixaram uma marca na história do TED e da advocacia na totalidade.

Durante o evento, também estiveram presentes os conselheiros seccionais Larissa Bareato, Rafaella Barbosa, Marly Marçal, Fernanda Teixeira e Reginaldo Adorno; a representante da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Shirley Oliveira; a presidente da subseção de Inhumas, Euster Pereira; e o desembargador do TRT18, Platon Teixeira.