ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS E PROJEÇÕES PARA 2024 MARCAM O 1° ENCONTRO DE COORDENADORES DA ESA-GO

14/12/2023 Institucional

Coordenadores da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) se reuniram, nesta quinta-feira (14/12) para a realização do 1° Encontro de Coordenadores, na sede da instituição em Goiânia. A ação para encerrar os trabalhos no presente ano, tem também por objetivo o debate de propostas e discussão de projetos educacionais voltados para a advocacia dentro do sistema de ensino da Ordem para 2024.

Confira aqui mais fotos do evento

Logo de início, o diretor-presidente da ESA-GO, Rodrigo Lustosa, realizou uma avaliação dos trabalhos desempenhados ao longo de 2023. “Neste ano podemos dizer que a ESA demonstrou sua missão em levar o ensino de qualidade a toda a advocacia. Nós estivemos presentes em 66 cidades presencialmente e em 55 subseções, além de 11 delegacias”, enfatiza.
Ano de 2023 (até 14/12/2023): 3.907 horas de curso; 22.881 inscrições; 11.307 certificados expedidos; e 5 pós-graduações em parceria com instituições públicas e privadas.

Para o vice-Presidente Acadêmico da ESA, Dyellber Fernando de Oliveira Araújo, a interiorização da Escola promove “uma formação continuada e profissionais qualificados para atender às demandas cada vez mais complexas que enfrentamos em nossa atuação cotidiana. E esse encontro aqui é de fundamental importância para percebermos todas as necessidades, inclusive da advocacia iniciante”, ressaltou Dyellber ao reforçar para que se tenha diálogo aberto.
A vice-presidente de Interior das Subseções, Mariane Stival, destacou o trabalho da ESA para fortalecer as Subseções. “Vamos seguir no interior e, mais do que isso, disponibilizando o conhecimento de qualidade, da atualidade e de profunda relevância para a advocacia”, prevê.

O vice-presidente executivo, Carlos André Pereira Nunes, defende que além da inovação é preciso que se tenha conhecimento. “Não implica, necessariamente, melhoria. Então, há muita gente que hoje está falando sobre coisas que já existiam muito tempo e que existiam com mais profundidade do que existem hoje. E o dever do advogado é a base de sustentação para.

A diretora de comunicação e conselheira seccional, Chrissia Pereira, alertou a construção própria da

escola por meio de uma gestão local assertiva e eficaz. “Só que além dessa construção de autoridade, que o cargo vai proporcionar. É imprescindível que o coordenador ESA, vá além. Tenha conhecimento dos cursos que fazem sucesso, os que que não tiveram boa adesão e os que faltam ser realizados. Portanto, é preciso se movimentar para que alcancemos o resultado”, alertou a diretora ao destacar sobre a necessidade de se ter disciplina e perspicácia.

Curso de Libras

Pela primeira vez na história da ESA, será a ofertado um curso de Língua Brasileira de Sinais. A previsão é de que as aulas comecem a ser ministradas em março do ano que vem, após a formação das turmas.
A diretora-adjunta da ESA Goiás, Thainá Curado, afirma que o curso não será apenas para advogados. “Eu convido os senhores a direcionarem os alunos para o nosso curso de Libras, convido os senhores a direcionarem as pessoas da cidade, mesmo que não sejam advogados pro nosso curso de Libras, que vai ser um curso de Libras social”, reforça.

“Esse curso será importantíssimo, principalmente para aqueles que desejam fazer mediação e conciliação. Incialmente, o viés será social. Mas, a ideia é depois vir com o jurídico”, reconheceu a importância a ouvidora da ESA Goiás, Ione Luiz de Freitas.

Calendário 2024
No encontro, foram apresentados projetos e ações que irão fortalecer a atuação e o oferecimento de cursos pela ESA em todas as subseções e delegacias.

A mesa da solenidade foi composta pelo diretor-presidente, Rodrigo Lustosa Victor; o vice-presidente executivo, Carlos André Pereira Nunes; o vice-Presidente Acadêmico da ESA, Dyellber Fernando de Oliveira Araújo; a vice-presidente de Interior das Subseções, Mariane Morato Stival; a diretora-adjunta, Thainá Curado; a ouvidora da ESA Goiás, Ione Luiz de Freitas; e a diretora de comunicação e conselheira seccional, Chrissia Pereira.