OAB-GO realiza duas sessões solenes

28/05/2008 Antiga, Notícias


 


A OAB-GO realizou duas sessões solenes para entrega de cartões de identidade profissional a advogados e estagiários nesta quarta-feira (28), no auditório Eli Alves Forte, na sede administrativa. A primeira sessão foi coordenada pelo vice-presidente da Instituição, Henrique Tibúrcio Peña. Participaram também o diretor-tesoureiro, João Bezerra Cavalcante, a secretária-geral adjunta, Maria Lucila Prudente, e os conselheiros seccionais Paulo Gonçalves, Sebastião Macalé, Larissa Costa e Cristina Aires Cruvinel. A compromissanda Mirela Moreira foi a juramentista e Janaína Borges, a oradora.


A conselheira Cristina Aires discursou pela Seccional e destacou o papel do advogado na sociedade. “O advogado é um instrumento de acesso à Justiça, é o construtor do Direito e é um defensor das liberdades públicas”, ressaltou. “Diante das diferenças sociais e demais problemas existentes, deve sempre o advogado lutar para que todos tenham acesso à Justiça”. A conselheira lembrou ainda que uma das missões do advogado é contribuir para o aprimoramento das normas jurídicas, além de defender o Estado Democrático de Direito. Cristina Aires destacou que é imprescindível para o novo profissional conhecer o Estatuto da Advocacia e da OAB e falou sobre o trabalho que a Seccional desenvolve em defesa das prerrogativas profissionais. Após o discurso, foram entregues 89 cartões profissionais.


A segunda sessão solene da noite foi presidida pelo secretário-geral da OAB-GO, Celso Gonçalves Benjamin, e contou com a participação da secretária-geral adjunta, Maria Lucila Prudente, e dos conselheiros seccionais Sebastião Macalé, Paulo Gonçalves, Pedro Paulo Guerra de Medeiros, Alexandre Magno de Almeida Guerra Marques, Larissa Costa e Carla Sahium Traboulsi. Lívia de Freitas fez o juramento em nome dos compromissandos e Aline do Nascimento foi a oradora.


O conselheiro Paulo Gonçalves discursou em nome do Conselho da OAB-GO. Ele falou sobre seus 17 anos dedicados à advocacia e deu alguns conselhos aos profissionais que chegam agora ao mercado. Um deles se referiu à ação do advogado. “Você, novo advogado, deve saber que agir pura e simplesmente dentro da legalidade não é o suficiente”, afirmou. “É preciso ir além e agir seguindo a moralidade já que, às vezes, uma regra legal não é moral”. O conselheiro lembrou também a importância da dedicação aos estudos. “O estudo para o advogado é o mesmo que o oxigênio para o ser humano”, disse ao ressaltar que o Direito é dinâmico e é preciso estar atualizado constantemente. Em seguida, foram entregues mais 89 documentos profissionais.


Ao final de cada sessão, houve sorteio de Códigos e coleções jurídicas. A próxima sessão será no dia 25 de junho.


 


28/5 – 23h40


×