A Ouvidoria Geral de Polícia quer firmar parceria com a OAB-GO. Por meio dela, as subseções poderiam receber denúncias sobre desvio de condutas de policiais civis e militares. O Ouvidor Divino Fernandes dos Reis (foto) participou na quarta-feira, 15, da Sessão dos Conselheiros da Seccional. Ao lado do presidente da Instituição, Miguel Ângelo Cançado, vice-presidente Marco Antônio Caldas, do secretário-geral, Henrique Tibúrcio Peña, secretária-geral adjunta Wanderli Fernandes e do diretor-tesoureiro, João Bezerra Cavalcante, o Ouvidor falou sobre a importância desta parceria. Conselheiros e presidentes de comissões também estiveram presentes.
O novo titular, ouvidor Divino Fernandes dos Reis, assumiu o cargo há uma semana no lugar de Paulo César Leal. A Ouvidoria Geral de Polícia é responsável pela apuração de irregularidades e denúncias contra os órgãos policiais. Ela atende por meio do telefone 181. Divino Fernandes quer fazer convênio com a OAB-GO por meio das 36 subseções da instituição no interior. Queremos que elas nos auxiliem no recebimento de denúncias e nos repassem estas informações para que possamos apurá-las, diz. Segundo dados da Ouvidoria, por meio do telefone 181 são recebidas em média cinco denúncias diárias. Pode parecer pequeno este número mas não é, explica. A maioria das reclamações envolve agressões físicas e desvio de verbas.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Acesso à Justiça e Direitos Sociais da Seccional, Paulo Gonçalves, diz que há possibilidade de viabilizar esta parceria. Vamos nos reunir para discutir uma forma de colocar isto em prática. Para o presidente da OAB-GO, a Instituição tem o dever de ajudar em questões sociais relevantes para a comunidade. É uma forma de garantir o acesso da população à Justiça, seja diretamente ou por meio de convênios, diz Miguel Ângelo Cançado.
16/02 11h40