O perfil do profissional do Direito é um dos temas que mais preocupam grande parte das Faculdades. Esta foi a premissa da Semana Jurídica, realizada em São Luís de Montes Belos, pela Faculdade Montes Belos (FMB) na semana passada.
Estiveram presentes no encerramento do evento o presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, o diretor geral da ESA, Cleuler Barbosa, o secretário-geral da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, o conselheiro Rodrigo Gabriel Moisés, coordenador do curso de Direito da Faculdade, o presidente da Subseção de São Luís, Walker Lafayete e o secretário de Segurança Pública e Justiça, Jônathas Silva.
Durante palestra aos alunos, Miguel Cançado falou sobre a evolução do Direito e a abertura de novos mercados. Vejam como exemplo o Biodireito, a Bioética, o Direito Eletrônico, Direito Esportivo e tantos outros, citou. Cada ramo que surge é uma oportunidade para quem é formado e bem informado.
A exigência de atuação em parceria também foi abordada. Numa hipótese de cisão empresarial, por exemplo, você vai precisar de advogados que conheçam profundamente o direito empresarial e societário, trabalhista e tributário, disse ao explicar que os advogados estão cada vez mais seguindo o caminho da especialização e da inovação.
O secretário Jônathas Silva enfocou a falta de visão interdisciplinar do ensino jurídico. Quem trabalhar com Direito Ambiental, por exemplo, tem que ter conhecimento da geografia, biologia e desenvolvimento sustentável.
Segundo Jônathas Silva, a falta desta interação leva o aluno ao descontentamento com o curso de Direito. O Ensino Jurídico parece estar de costas para a globalização, afirmou. Para ele, é a formação que traça o perfil do profissional que vai para o mercado.