Busato: “Pior que roubar nossos suados reais, é roubar nossos sonhos”

26/09/2005 Antiga, Notícias

27/09 – 08h30

“Pior que roubar nossos suados reais é roubar nossos sonhos.” A afirmação é do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Ântonio Busato, em seu discurso de abertura da 19ª Conferência Nacional dos Advogados, que teve início na noite deste domingo, 25, em Florianópolis-SC.

Com o tema República, Poder e Cidadania, a abertura dos trabalhos, na manhã desta segunda-feira, 26, foi marcada por críticas contudentes sobre a crise política e pela defesa das prerrogativas dos advogados. O discurso de Busato empolgou os participantes, que o aplaudiram de pé por mais de uma vez.

Os ministros Nelson Jobim, do STF, e Márcio Tomaz Bastos, da Justiça, também se destacaram com posicionamentos firmes em defesa da República. O papel fundamental dos advogados, que tem assento na Constituição Federal, foi citado pelo ministro da Justiça, que sugeriu aos conferencistas que se “criem mecanismos para sanar erros cometidos”, tudo no intuito de que no país prevaleça o estado democrático de direito.

As manifestações dos presidentes dos Conselhos Seccionais de Santa Catarina, Adriano Zanotto e de Alagoas, Marcos Bernardes de Mello, demonstraram a preocupação com a solução dos problemas presentes e com o futuro da nação. A tônica de todos os discursos foi a necessidade de unir forças para superar esta grave crise que assola o país.

Goiás

O ponto alto dos discursos da abertura da 19ª Conferência Nacional dos advogados, segundo o presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, foram as manifestações de apoio e valorização da advocacia como atividade indispensável à manutenção do estado democrático de direito.

A defesa das prerrogativas profissionais, que interessam a todos os cidadãos, na opinião de Miguel Cançado, é o grande tema da advocacia do momento, muito embora concorde com os oradores que todos devemos estar atentos para a grave crise institucional que o país atravessa.

Confira fotos da abertura da Conferência: