Campanha Advocacia sem Assédio chega à subseção de Aparecida de Goiânia

04/05/2023 Campanha, Notícias

No 13º evento de interiorização, a campanha Advocacia Sem Assédio, promovida pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), chegou à subseção de Aparecida de Goiânia, nessa quarta-feira (3/5). A iniciativa conta com a parceria da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e da Escola Superior de Advocacia (ESA-GO).

Na oportunidade, estiveram presentes a secretária-geral adjunta da OAB-GO, Fernanda Terra, o presidente da Casag, Jacó Coelho, a vice-presidente da Casag, Neli Cárita, o diretor-presidente da ESA-GO, Rodrigo Lustosa, a presidente do TED, Ludmila Torres, a presidente da CMA, Fabíola Ariadne, o presidente da subseção de Aparecida de Goiânia, Sebastião Justo, a presidente da CMA de Aparecida, Luzia Helena, além da advocacia aparecidense.

Lançada em 2022, a campanha tem o objetivo de promover uma ação conjunta para atuar no combate ao assédio sexual, moral e institucional contra as mulheres advogadas de todo o estado de Goiás. A ação vai chegar em todas as subseções por meio de eventos regionais, rodas de conversa e realização de lives, além da vistoria contínua do canal de denúncias (acesse aqui).

Combate ao assédio

A presidente da CMA, Fabíola Ariadne, por sua vez, reforçou que o engajamento da advocacia aparecidense na campanha é de extrema importância. Ela externou ainda a alegria em promover o evento na subseção, a 13ª a receber a campanha. “Estou muito feliz em realizar a campanha em Aparecida, ainda mais no dia em que a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que inclui no Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994) a possibilidade de suspender o direito de advogar de pessoas que praticarem assédio moral, assédio sexual e discriminação”.

Já o presidente Jacó Coelho destacou as contribuições de advogadas do passado que contribuíram para os avanços vivenciados atualmente. “Mais do que uma homenagem ao gênero, aqui é uma oportunidade para refletirmos sobre as transformações que ainda devem acontecer para a plena, absoluta e harmônica igualdade entre homens e mulheres, na lei e perante a lei. Equalizar a realidade da advogada, propiciando de trabalho saudável e respeitoso, além de condições favoráveis de atuação da advocacia, é valorizar a mulher advogada.”

Subseção de Aparecida de Goiânia

A presidente da CMA de Aparecida de Goiânia, Luzia Helena, ressaltou a relevância da campanha. “A campanha vem para mostrar as consequências de atos de assédio na vida de uma mulher. Além disso, para dizer às vítimas para que não fiquem constrangidas em denunciar. Por isso, nós da OAB de Aparecida de Goiânia, enfatizamos que a luta é também nossa e que estaremos à disposição para receber denúncias, orientar e apoiar essas vítimas, seja em escritórios, fóruns e/ou tribunais.”

O presidente da subseção, Sebastião Justo, afirmou ter sido uma grande honra recepcionar a Campanha Advocacia sem Assédio na Subseção de Aparecida de Goiânia. “O evento contou com a presença de mais de 120 pessoas, que se reuniram para tratar de um assunto extremamente importante, e que precisa ser discutido cada vez mais. Agradeço imensamente os palestrantes e a todos os presentes”.

×