OAB-GO assina termo de cooperação técnica do Projeto Educação e Justiça, em parceria com o TJGO

20/04/2023 Judiciário, Notícias

A secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Fernanda Terra, recebeu na manhã desta quinta-feira (20) a desembargadora Sandra Regina Teodoro, e o juiz Vitor Umbelino Soares, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), para tratar de projetos em parceria entre as instituições. O encontro ocorreu na sala da presidência, sede da seccional, em Goiânia.

Na oportunidade, foi assinado o termo de cooperação técnica do Projeto Educação e Justiça – Lei Maria da Penha na Escola, ação criada pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO. O curso visa formar advogadas e advogados para que atuem na capacitação de agentes educacionais com realização de palestras e orientações. 

Em formato EAD, o objetivo do projeto é mobilizar e sensibilizar os agentes educacionais a respeito da importância de combater e prevenir a violência de gênero e, assim, fomentar práticas em sala de aula sobre questões históricas e culturais relacionadas à violência de gênero, além de promover a equidade. 

Discussão

Durante a reunião, Fernanda Terra destacou que, em conjunto com o Judiciário, a intenção da OAB é difundir o acesso à educação contra a violência de gênero. “Precisamos ter, efetivamente, programas, matérias, cuidados, para mudar toda uma cultura. Para a OAB, trata-se não só de uma oportunidade, mas sim de um privilégio de poder educar essas crianças nesse sentido”, disse a dirigente.

Presente no encontro, a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Fabíola Ariadne, afirmou que a parceria entre a OAB e o TJGO fomenta os direitos humanos e, principalmente, os direitos das mulheres. “Essa é uma oportunidade que a gente tem de colocar em prática a defesa dos direitos humanos. Precisamos, cada vez mais, capacitar as pessoas sobre os direitos das mulheres desde cedo, ainda nas escolas, para que a gente possa extirpar essa violência do nosso país”, salientou.

Projeto

Com 1 mês de duração, o curso será autoinstrucional, com encontros síncronos uma vez por semana. Ao todo, mais de 50 advogados e advogadas já manifestaram interesse. Na primeira turma, o curso oferecerá aproximadamente 80 vagas.

 

×