Dando início a programa pioneiro, TED realiza treinamento aos advogados que vão atuar como assistentes em audiências ético-disciplinares da OAB-GO

Dentre os inscritos, oito advogados selecionados para o Programa de Excelência e Assistência Voltado à Advocacia Jovem (PEAAJ) participaram nesta quarta-feira (29) da segunda fase do programa, organizado pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), com objetivo de aproximar a jovem advocacia dos conceitos e das atribuições do processo ético-disciplinar.

A abertura do treinamento se deu com a participação do presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, além de representantes da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) ao longo do dia. Rafael Lara destacou a importância e relevância do programa, tanto na formação dos advogados quanto no serviço prestado pela seccional.

Realizada na sede da OAB-GO, a capacitação contou com duas audiências preliminares, três palestras e uma audiência simulada de conciliação. Com duração de um ano, os jovens advogados que participarem do PEAAJ atuarão como assistentes em audiências de conciliação e preliminares no âmbito do TED. Todas as etapas do programa são acompanhadas pela Escola Superior da Advocacia (ESA).

A presidente do TED, Ludmila Torres, destacou sua felicidade com o treinamento. “A concretização deste trabalho é uma experiência ímpar no exercício da presidência do TED. É muito gratificante ver jovens advogados aprendendo sobre a pauta ética, um tema de extrema relevância. A advocacia de excelência passa pela ética, o conhecimento é a principal ferramenta para uma melhor prestação de serviço”, destacou.

A advogada Tatiele Noleto Ramos, uma das selecionadas para o treinamento, narrou a sua experiência. “Tenho quatro anos de inscrição e participar desse programa é extremamente importante. Aprendi muito hoje sobre a prática de audiências e todas minhas dúvidas foram esclarecidas com muita excelência por parte da coordenação do programa”, disse.

Palestras

Em sua palestra, a advogada Sirley Oliveira, especialista em Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem, também destacou a iniciativa. “Considero louvável a iniciativa da presidente Ludmila Torres, pois nós temos que entender que é necessário termos uma comunicação mais assertiva e adequada, afinal, nos colocando no lugar do outro podemos construir decisões mais favoráveis”, disse.

A coordenadora do programa, juíza e diretora do TED, Neliana Fraga, por sua vez, explicou aos advogados que “o PEAAJ é parte da formação para uma advocacia de excelência por meio do conhecimento da ética profissional”.

Além de Neliana, o PEAAJ conta com a participação de um grupo de capacitadores, composto pelos juízes Cássio Lander Dórea Casas, Fernanda Lourenço dos Santos, Jefferson Maleski e Leidiane de Morais Silva Mariano. 

O PEAAJ conta com três etapas: treinamento teórico, assistência em audiências e mentoria. Ao fim, os participantes receberão certificação para fins de experiência profissional. “O programa é pensado para toda a advocacia jovem de Goiás e quem conhece e se aprofunda na matéria ética melhora sua advocacia”, afirma Ludmila Torres.

×