Representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), Gilles Gomes, participou nesta segunda-feira (27 de maio) da prestação de contas das atividades realizadas pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania na Câmara Municipal de Goiânia entre os meses de abril e maio.
A comissão é presidida pela vereadora Dra. Cristina (PSDB). Segundo ela, durante o período, 58% da demanda foi na área da saúde, 12% em assistência social, 9% em assessoria, 8% sobre sistema prisional, 6% violência sexual, 5% casos de população em situação de rua, 1% violência policial e 1% violência institucional. Os casos chegaram, em sua maioria, por meio de denúncias por telefone (42%).
O vice-presidente da CDH, Gilles Gomes, avaliou a reunião como positiva. “A iniciativa da Comissão de Direitos Humanos do legislativo goianiense fortalece a rede de direitos humanos no município, possibilitando que as diversas instituições e entidades atuantes na defesa, proteção e promoção dos DDHH, interajam de modo a barrarem retrocessos sociais e jurídicos e defenderem o projeto da constituição de 1988, principal marco normativo dos direitos humanos no Brasil.”
Além da OAB-GO, estiveram presentes à reunião representantes da Secretaria de Direitos Humanos de Trindade e Aparecida de Goiânia, Pastoral Carcerária, Administração Penitenciária, Coordenadoria de Igualdade Social, Cesam, Delegacia de Proteção à Mulher, Coletivo Homens Trans e Sebrae-Goiás.
Durante a reunião, foram debatidas também a formalização da Rede de Ajuda e a publicação de uma cartilha com orientações sobre locais de auxílio a casos específicos de desrespeito aos direitos humanos.
Crédito: Assessoria vereadora Dr. Cristina