A secretária-geral da Comissão Especial de Valorização da Mulher (CEVM), Valéria Eunice Mori Machado, participou da banca avaliadora e ministrou três palestras no congresso Nacional Nascer Direito que ocorreu na última semana, em Brasília.
O evento foi de iniciativa do coletivo de advogadas Nascer Direito, idealizado por Laura Cardoso e Ruth Rodrigues Mendes Ferreira. Trouxe luz ao debate sobre violência obstétrica a nível nacional, com a participação de advogados, médicos, enfermeiras, psicólogas, profissionais da saúde e do Direito.
O Congresso publicará uma carta aberta com as diretrizes sobre o enfrentamento à Violência Obstétrica que será encaminhada aos órgãos competentes e responsáveis por todo o Brasil.
Estiveram presentes e ministraram palestras: a defensora pública do Mato Grosso do Sul, Thais Dominato, o médico obstetra Bráulio Zorzella, a procuradora federal do MPF do Amazonas, Bruna Menezes, a psicóloga Alessandra Arrais, a terapeuta Priscila Saldanha, a médica Aline Nunes Batista, a advogada Ana Lúcia Dias Keunecke, entre outras personalidades.