OAB-GO implantará comitês de combate ao caixa 2 de campanhas eleitorais

13/01/2016 Movimento, Notícias
O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, anunciou que a seccional implantará comitês de combate ao caixa 2 de campanhas eleitorais. O anúncio foi feito durante a participação de Paiva no lançamento do movimento, na tarde de terça-feira (12), em Brasília.
De acordo com Lúcio Flávio, a campanha será lançada brevemente na OAB-GO e implantada em todo o estado. "É uma campanha importantíssima. Teremos um modelo de comitê de fiscalização que será difundido em Goiás", explicou.
De iniciativa da OAB Nacional, o movimento foi lançado em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O primeiro foco está nos pleitos municipais marcados para outubro deste ano.
A ideia é que a sociedade civil, por meio de entidades representativas como a OAB e a CNBB, ajudem na fiscalização do caixa 2 de candidatos, apresentando denúncias ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral. A campanha também tem como objetivo a conscientização da população no sentido de não votar em candidatos que utilizem recursos irregulares no pleito.
Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a atual campanha de combate ao caixa 2 de campanha se espelha em outras ações bem-sucedidas, como o fim do investimento empresarial em partidos e candidatos, a Lei Ficha Limpa e o combate à compra de votos. As entidades também atuarão no Congresso Nacional pela aprovação de projeto de lei que criminalize o caixa 2. (Texto: Carolina Pessoni – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO, com informações do site do Conselho Federal da OAB)
×