As Comissões de Direitos e Prerrogativas, Direito de Família e Acompanhamento Forense realizam, na próxima terça-feira (19), uma audiência pública sobre as Varas de Família do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). O evento será realizado no auditório Eli Alves Forte, na sede da seccional, a partir das 9 horas.
De acordo com a presidente da Comissão de Direito de Família, Ludmila de Castro Torres, o objetivo da audiência é chamar a atenção do judiciário para o problema. "Nosso desejo é que a reunião resulte em medidas de melhoramento da estrutura, atendimento, prestação jurisdicional, garantindo, de fato, ao cidadão a apreciação dos pedidos em tempo de se operar a justiça."
O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP), Alexandre Caiado, explicou que a ideia da audiência pública surgiu após o grande número de reclamações que a comissão tem recebido a respeito das varas de família. “São reclamações a respeito do número de funcionários, atendimento, processos sem despacho por muito tempo, protocolo reduzido, entre outras várias.”
Caiado afirmou ainda que o objetivo da audiência pública será ouvir a advocacia e os reclames dos profissionais para elaborar um relatório que será encaminhado ao TJ-GO com cobrança de providências. “É muito importante que a advocacia compareça e externe suas preocupações e reclamações para cobrarmos soluções do Tribunal de Justiça.”
O presidente da CDP reforçou que este evento é uma soma de esforços das três comissões para tentar resolver os problemas enfrentados nas Varas de Família. “Não mediremos nosso empenho para tentar resolver essas situações vividas pelos advogados. Vamos exigir que tudo o que for direito nosso seja cumprido”, encerrou.
(Texto: Carolina Pessoni – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)