O artigo "Homenagem ao Dia do Advogado", de autoria do juiz do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO Frederico Auad, foi publicado na edição desta quarta-feira (11) do jornal Diário da Manhã.
Dia 11 de agosto comemoramos o Dia do Advogado. Nossa profissão está historicamente marcada por sua fundamental participação na construção do estado democrático de direito e por importantes conquistas obtidas em prol da sociedade brasileira.
Desde o surgimento dos primeiros cursos jurídicos, em 1827, em Olinda e São Paulo, a advocacia sofreu grandes alterações para acompanhar a evolução histórica e atender aos anseios da sociedade moderna.
Atualmente, existem mais de 800 cursos de graduação em Direito no Brasil. Só em Goiás, temos aproximadamente 40 instituições autorizadas pelo MEC, espalhadas por 73 municípios. Isto equivale a mais de 7.000 novas vagas todos os anos, em nosso Estado.
Por outro lado, na maioria das vezes, o bacharel em Direito sai da faculdade sem estar devidamente preparado para enfrentar o mercado de trabalho. Prova disso é o baixo percentual de aprovação no Exame de Ordem da OAB.
Apesar dos entraves, a advocacia é, sem dúvida, a mais bela e apaixonante profissão que existe. Aqueles que se obstinam a exercê-la, com honestidade e dedicação, são verdadeiros heróis.
Entretanto, a advocacia deve ser praticada com irrestrita responsabilidade, senso social e humanitário. No afã de desempenhar a profissão, muitos colegas ferem o Estatuto da Advocacia e da OAB e o Código de Ética e Disciplina da OAB.
Possuímos uma legislação classista moderna e eficaz, que protege os bons profissionais e pune os infratores. É preciso, antes de tudo, estar ciente de seus direitos e obrigações, para exercer a profissão com segurança e responsabilidade.
A melhor maneira de homenagearmos os advogados e advogadas é ressaltando a importância da Lei nº 8.906/94 (EAOAB) e do Código de Ética e Disciplina da OAB.