A Comissão de Direitos Humanos, Acesso à Justiça e Direitos Sociais da OAB-GO, reuniu-se, na tarde da última sexta-feira (27), Dia do Idoso, para acertar os últimos detalhes da campanha que será lançada neste ano em prol do idoso, principalmente daqueles que estão em instituições de longa permanência. Ainda nesta semana, a Comissão pretende ir ao Ministério Público do Estado de Goiás para buscar o apoio da instituição na campanha.
Com o objetivo de valorizar os direitos fundamentais dos idosos e buscar a conscientização da sociedade sobre o assunto, a campanha terá três focos principais: fazer o levantamento da situação dos idosos no Estado de Goiás, em especial, daqueles que estão em instituições de longa permanência; promover campanhas educativas no sentido de mostrar para a sociedade quais são os direitos dos idosos e onde recorrer caso eles sejam violados; e desenvolver projetos voltados para os idosos.
Além disso, a Comissão pretende verificar se o Estatuto do Idoso está sendo cumprido efetivamente. Para isso, serão desenvolvidas atividades para constatar como está o atendimento preferencial ao idoso junto à Justiça, à rede pública de saúde e ao transporte gratuito.
"Existem muitos idosos que têm seus direitos violados e, muitas vezes, não sabem a quem recorrer, ou sequer têm conhecimento desses direitos. A sociedade precisa estar atenta a isso", disse Paulo Gonçalves, presidente da Comissão de Direitos Humanos.
Participaram do encontro, além do presidente da Comissão; o promotor de justiça Humberto Luiz Puccinelli; e os integrantes da Comissão: Alexandre Prudente, Ana Paula de Guadalupe, Cinthya Carvalho Zortéa, Edson Tadashi Sumida, Gabriel Ribeiro Soares Filho, Maria Tereza Ribeiro Prudente e Regina Maria de Albuquerque Franco Ramos.