O presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, participou, nesta segunda-feira (1º), da abertura da 3ª Semana Nacional de Conciliação em Goiás, realizada no hall do 2º andar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). A abertura oficial dos trabalhos de conciliação foi feita pelo presidente do Tribunal, desembargador José Lenar de Melo Bandeira, e pela coordenadora-geral do Movimento pela Conciliação do TJ-GO, juíza Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade.
Também prestigiaram a solenidade a presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-GO, conselheira seccional Carla Sahium, e os conselheiros seccionais Flávio Buonaduce Borges e Cleomar Rizzo Esselin Filho. Estiveram presentes ainda o corregedor-geral da Justiça, desembargador Floriano Gomes; o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Carlos Alberto França; o vice-governador do Estado, Ademir Menezes; o procurador-geral do município de Goiânia, Marconi Pimenteira; e o subprocurador-geral do Estado de Goiás, Bruno Bezerra de Oliveira.
Em seu discurso, Miguel Cançado afirmou que a Constituição Federal de 1988 inaugurou nova fase do Judiciário brasileiro, em que os cidadãos buscam com mais freqüência a solução de conflitos. Com o crescimento das demandas do Judiciário, surgiu a necessidade de se estabelecer novas formas para resolver os conflitos da sociedade. E o movimento pela conciliação tem se mostrado um caminho muito eficiente, ponderou o presidente da OAB-GO ao dizer que o referido trabalho também é importante para a advocacia que, apesar de ser provocadora de conflitos, é também quem busca a solução dos mesmos.
A presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Seccional destacou que a conciliação é a possibilidade de se solucionar conflitos de forma mais ágil e, ao mesmo tempo, garantir, às partes envolvidas, o cumprimento dos princípios constitucionais. O movimento de conciliação busca a pacificação da sociedade brasileira e isso é de suma importância, ressaltou.
O presidente do Tribunal definiu como grandioso o trabalho de conciliação que vem sendo realizado pelos magistrados goianos, destacando o empenho da coordenadora do movimento
A juíza Doraci Lamar relatou que a cada edição da semana de conciliação os resultados têm sido melhores. Em 2006, segundo ela, foram agendadas 83.900 audiências e realizados 46.493 acordos no Brasil. No ano passado, das 227.564 audiências programadas, 96.492 resultaram
1º/12 17h07