“Aqui as mulheres têm vez e voz, essa gestão preza a pluralidade”, afirma Talita Hayasaki durante palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

09/03/2023 Evento, Notícias

Em Goiânia, para comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou uma palestra sobre empreendedorismo e gênero. O objetivo foi elevar a atuação feminina, homenagear e valorizar o trabalho das mulheres advogadas.

Entre as autoridades, estiveram presentes a presidente em exercício da OAB-GO, Talita Hayasaki; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Fabíola Ariadne Rodrigues; o diretor-geral da ESA Goiás, Rodrigo Lustosa, a presidente em exercício da Casag, Néli Cárita; representando todas as homenageadas, Simone Oliveira; a presidente da ABMCJ Goiás, Maria José, a conselheira federal da OAB, Arlete Mesquita e a presidente do TED, Ludmilla Torres.

Durante a solenidade, Talita destacou que o empreendedorismo atualmente é uma via para alcançar o sucesso feminino e que nada impede as mulheres de ser o que quiserem. “Empreender é um ato de bravura, nós somos símbolo de resistência, agradeço ao ato de sensibilidade do presidente Rafael Lara, em me permitir ser a segunda presidente em 90 anos de história, podemos dizer que em nossa gestão estamos a postos, aqui as mulheres tem vez e tem voz, essa gestão preza a pluralidade.” 

A presidente da CMA, Fabíola Ariadne, aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho desenvolvido por todas em prol deste mês da mulher. “É muito trabalho, mas é muito gratificante, estamos construindo um futuro que propusemos como comissão que é prezar a escuta feminina”.

A palestrante que é advogada e gerente da Unidade de Assessoria Jurídica do SEBRAE Goiás, Bárbara Alencar, dialogou temas importantes como:  Distribuição das empreendedoras em Goiás; Evolução da criação de empresas por mulheres; Enfrentamentos da jornada feminina, Principais motivações para empreender, dentre outros.

Segundo Bárbara, a importância do estudo palestrado é lembrar as mulheres que não existem garantias quanto à perpetuação de nossos diretos, pois tudo que já foi conquistado pode ser perdido. Para ela, deve-se manter o que já foi conseguido e continuar evoluindo. 

Dentre as discussões, o que mais abrilhantou o evento foi o momento em que Bárbara respondeu a pergunta do tema da palestra Empreendedorismo e Gênero: O futuro é feminino? Ela respondeu falando sobre suas vivências e experiências e que como mulher multifuncional que todas são, seria incoerente não dizer que o futuro é sim feminino.

“É completamente feminino, a capacidade de se emocionar e a robotização nos faz reconhecer e interpretar que esse “super poder feminino”, a emoção, é aquilo que nos difere e nos exulta”.

No encerramento da solenidade foram homenageadas com certificados: Coraci Fidélis, Marylene Sobral (in memoriam), Valentina Jungmann, Diane Mauriz, Maria Lucila Ribeiro, Márcia Queiroz Nascimento Simone Oliveira Gomes, Delzira Santos Menezes e Talita Silvério Hayasaki.

Aconteceram vários sorteios de vouchers de salão de beleza, livros e vale lembrar que a comemoração não acaba por aqui, pois no próximo dia 11 de março, será realizada pela CMA em parceria com a Comissão de Cultura (CC) e Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) no Centro de Cultura Esporte e Lazer (CEL), uma confraternização especial em homenagem ao Dia da Mulher. Com entrada gratuita a todas as advogadas, o evento contará com café da manhã, aula de crossfit, feijoada e show ao vivo com a banda Atrez, além de palestra com a estrategista de imagem Jakeline Teles. O evento é realizado pela CMA.

×