6º Congresso de Direito Empresarial do Centro-Oeste: OAB-GO sedia discussões urgentes para o setor

12/09/2024 ESA, Evento

A abertura do 6º Congresso de Direito Empresarial do Centro-Oeste ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), em Goiânia. O evento, que se estenderá até a noite de sexta-feira, 13 de setembro, reúne especialistas de renome para discutir os principais desafios e inovações na área.

A realização do congresso é fruto da parceria entre a OAB-GO, Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) e a Comissão de Direito Empresarial da OAB-GO. Um dos diferenciais desta edição é a realização simultânea em dois ambientes distintos na OAB-GO, proporcionando maior abrangência e interatividade para os participantes.

Mesa diretiva

A mesa diretiva de abertura contou com a participação de Rafael Lara, presidente da OAB-GO; Henrique Esteves, presidente da Comissão de Direito Empresarial (CDE) da OAB-GO; Flávio Cardoso, presidente da Comissão Especial de Recuperação de Empresas e Falências (Ceref) da OAB-GO; Rayenne Cristina Vieira e Silva, diretora-adjunta da Casag; Rodrigo Lustosa, diretor-presidente da ESA-GO; o desembargador Anderson Máximo Holanda, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos Alberto França. 

Também compuseram, a conselheira federal da OAB Ariana Garcia; Larissa Bareato, conselheira seccional da OAB; Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio); Isac Silva, conselheiro suplente do Conselho de Contabilidade do Estado de Goiás (CRC-GO); e Antônio Carlos de Sousa Lima Neto, diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (Sebrae).

Rafael Lara Martins iniciou seu discurso dando as boas-vindas aos participantes, em seguida destacou a relevância do Direito Empresarial como motor da economia. “Falar de Direito Empresarial é voltar os olhos para uma análise econômica da Justiça. É falar de algo que impulsiona a economia deste país; da liberdade econômica; e daqueles que, incansavelmente, trazem progresso”, salientou o presidente, ainda expressando satisfação em sediar o evento na casa da advocacia.

CDE

O presidente da CDE, Henrique Esteves, em sua fala, destacou a importância do evento, reflexo de muito trabalho e dedicação. Henrique ainda aproveitou a oportunidade para agradecer ao presidente Rafael Lara pela confiança em sua liderança junto à comissão. “Agradeço, acima de tudo, a confiança que todos vocês depositaram na nossa comissão e nos projetos que desenvolvemos ao longo desses três anos.”

Ele também ressaltou os números impressionantes do estado, mencionando que Goiás possui mais de um milhão de empresas registradas na Junta Comercial, equivalendo a mais de uma empresa para cada sete habitantes. “Ao nível nacional, o Brasil conta com 22,4 milhões de registros empresariais. Essas empresas são o motor que move o país, gerando empregos, riquezas e promovendo o desenvolvimento. Ao lado de cada uma delas, está a advocacia empresarial, contribuindo e fortalecendo a base econômica do nosso país”, enfatizou o presidente, evidenciando a importância e urgência do congresso.

ESA-GO

Já Rodrigo Lustosa iniciou seu discurso saudando todos os presentes e destacou a relevância do evento para o universo empresarial e jurídico. “A atividade empresarial é essencial para o nosso país e para nossas vidas. O Direito Empresarial, portanto, é indispensável. Ele dialoga com diversas áreas do Direito, como o Direito Tributário, Penal, Civil, entre outros, o que faz dessa iniciativa uma das mais louváveis.”

O diretor ainda fez questão de reconhecer o trabalho dos organizadores do evento, mencionando diretamente Henrique Esteves e Flávio Cardoso. “Realizar um congresso como esse exige um imenso esforço, e a casa lotada hoje é prova do trabalho bem feito”, expressou Rodrigo. 

Ceref

Por sua vez, o presidente da Ceref, Flávio Cardoso, expressou que o evento é a materialização de um sonho. Ele destacou ainda a importância de fomentar mais essa edição e agradeceu os parceiros que tornaram o congresso possível. “Para nós, em Goiás, é muito importante consolidar este momento no mundo jurídico com a presença de tantos advogados, ouvintes e especialistas que contribuem para o sucesso deste momento.”

Flávio destacou o crescimento do evento a cada ano, com a adesão de mais participantes: “Vocês atendem ao nosso chamado e, a cada edição, temos mais pessoas presentes. Esse congresso cresce, com mais debates sobre temas importantes e pertinentes para a nossa área. Gostaria ainda de agradecer ao presidente Rafael Lara, que sempre nos apoia, nos dá espaço para o nosso trabalho e cria as condições para o sucesso da nossa atuação.”

Casag

Rayenne, em seu momento, ressaltou o compromisso da diretoria da Casag em apoiar eventos de grande relevância para a sociedade, como este. Ela ainda destacou o valor do congresso como uma oportunidade de crescimento e aprendizado não só para a advocacia como para toda a sociedade.

Sua fala foi concluída com uma citação do jurista Rui Barbosa, ressaltando a importância da celeridade no sistema judiciário e o compromisso do evento diante o cenário jurídico do país: “Justiça tardia não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta.” Assim, ela finalizou, destacando a relevância de iniciativas como essa para o fortalecimento da justiça e da advocacia.

TJ-GO

Anderson Máximo, em seu discurso, reforçou a importância da OAB em sua trajetória e ressaltou o valor congresso como uma iniciativa que fortalece o sistema de justiça. “É uma alegria poder reciclar, mostrar a importância do Direito Empresarial para o nosso mundo. O Tribunal de Justiça se faz presente, respeitando os laços com todos os atores do sistema de justiça, para que o estado de Goiás seja um paradigma no Brasil. É possível construir respeitando cada instituição, com uma justiça célere, eficaz e eficiente”, concluiu o desembargador.

Programação e Encerramento

Durante o evento, que conta com quase 70 painelistas, serão abordados temas como recuperação judicial, inovação empresarial, compliance, entre outros assuntos relevantes para a área. O encerramento do congresso promete ser tão marcante quanto sua abertura, com a oferta de bolsas de estudo e brindes. Para conferir a programação completa do evento, acesse: Programação 6º Congresso de Direito Empresarial.

×