Atuação do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO, comunicação jurídica e projeção de carreira foram os temas da 2ª Integração da Jovem Advocacia realizada na noite desta terça-feira (19 de abril), em evento online transmitido pelo canal no YouTube da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO). Assista aqui na íntegra
Palestraram no evento a presidente do TED, Ludmilla Torres; o conselheiro seccional da OAB-GO e vice-presidente executivo da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), Carlos André Pereira Nunes e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), Jacó Coelho.
No primeiro painel, a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Ludmilla Torres, explicou os regramentos éticos e internos do sistema OAB, as atualizações do Código de Ética e os trâmites dos processos do TED. Discorreu ainda sobre as infrações mais comuns e orientou o público sobre o que é permitido e o que é proibido no âmbito do marketing jurídico à luz do Código de Ética. “Com a prática temos a nítida compreensão dos regramentos no âmbito do sistema OAB. Estudem marketing jurídico e contem com o TED para orientá-los”, disse.
Ela apresentou também o ITED, que consiste em uma solução alternativa aos processos ético-disciplinares que tenham supostamente cometido condutas puníveis por censura.
O painel seguinte trouxe o conselheiro seccional e vice-presidente executivo da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), Carlos André Pereira Nunes. Ele discorreu sobre o tema “Comunicação jurídica é poder” e promoveu uma reflexão sobre a relação da comunicação e a prática da advocacia.
“Não pensemos a comunicação jurídica apenas como português jurídico. Ele é um dos elementos da comunicação jurídica. Comunicar é harmonizar a percepção do emissor e a recepção. No Direito, a linguagem é escorreita, como estabelece o Código de Ética, e deve estar de acordo com a norma culta. Se você quer ter poder, não basta a ação. É preciso comunicar bem essa ação”, pontuou.
No último painel, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), Jacó Coelho, apresentou a própria história de vida para falar sobre “Projeção de carreira” e destacou a importância de um pensamento voltado ao planejamento e à autoavaliação constante para a construção de uma carreira na advocacia.
“Na vida profissional, é preciso fazer planejamento de curto (até um ano), médio (de um a cinco anos) e longo (acima de cinco anos) prazo. Isso faz com que você estabeleça objetivos e saiba para onde quer conduzir sua carreira. Em primeiro lugar, é preciso acreditar em si e naquilo que faz. É o primeiro passo para quem quer ter sucesso”, destacou.
Abertura
Junto com os demais diretores da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), a presidente Tatiany da Mata, agradeceu a disponibilidade do sistema OAB-GO em abrir as portas para a jovem advocacia. “O evento tem o objetivo não só de possibilitar espaço de networking, mas também de levar conhecimento aos jovens advogados”.
A diretora-presidente da ESA-GO, Antonia Chaveiro, destacou a unidade entre OAB, ESA e CASAG e o objetivo da Escola com a jovem advocacia. “O objetivo é qualificar todos os advogados. É muito importante que conheçam nossa estrutura, entendam o funcionamento de todo o sistema”.
A secretária-geral da CASAG, Daniella Kafuri, elencou os serviços e benefícios disponibilizados pela CASAG, a exemplo das unidades do Meu Escritório, e reforçou o trabalho da Caixa no atendimento às necessidades da advocacia. “Muito importante ver o quanto nossa classe e nossa instituição são fortes nos quesitos de gestão, educacional e assistencial”.
A secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki, deixou uma mensagem de encorajamento à jovem advocacia. “Defendam o direito que vocês acreditam. Isso tem um prazer que o valor dos honorarios nao paga que é o prazer de fazer justiça. O diferencial é a qualificação. Respeito e ética são nossas obrigações enquanto profissionais e a qualificação é o que gera o grande diferencial”.
No fim do evento, foram sorteados um certificado digital oferecido pela CASAG e inscrições em cursos de PJD e PJE pela ESA-GO.