A conselheira federal e coordenadora-adjunta do Plano de Interiorização do Conselho Federal da OAB, Layla Milena de Oliveira Gomes, esteve presente na abertura da 1ª Semana de Interiorização da ESA Nacional, realizada em Santarém (PA), nos dias 18 e 19 de maio.
O evento, promovido pelo CFOAB, teve o intuito de promover a capacitação continuada e a atualização jurídica focadas na advocacia do interior. Com o tema “Expansão e Desenvolvimento do Conhecimento Jurídico”, o seminário foi realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará.
Layla destacou a importância do evento. “Esta é uma grande oportunidade de ampliar a capacitação da advocacia, sobretudo aquela que milita no interior dos estados. São colegas com demandas específicas que precisam do suporte do Conselho Federal e de qualificação continuada”, afirmou.
Palestra
O painel de abertura, “Direitos Sociais e Desenvolvimento: Jurisprudência do STF”, teve como expositora a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia.
A ministra destacou a importância do trabalho para a construção de uma “sociedade livre, justa e solidária”. Cármen Lúcia diferenciou o trabalho do emprego com o fim de obtenção de salário. “Não estou falando de remuneração, mas sim do valor do trabalho, de um trabalho dignificante, libertador, que desenvolva o ser humano.”
A ministra afirmou que “o trabalho há de ser desenvolvido conforme as leis do Estado Democrático de Direito”. “O trabalho é o dever social, mas também é, principalmente, um direito social.”
Programação
A programação também incluiu debates sobre os aspectos atuais do direito penal, direito de família e sucessões, direito previdenciário e trabalhista, e marketing jurídico. O encerramento foi com uma agenda cultural local.
Com informações do CFOAB