O acesso à Justiça e o trabalho em prol da redução das custas judiciais em Goiás deram a tônica do discurso do presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, na abertura do 45º Colégio de Presidentes de Subseções, em Jataí, na noite dessa quinta-feira (9 de fevereiro).
“Lutemos por valorizar nossa profissão, porque sem advocacia não há Justiça, e sem Justiça, decreta-se a morte da própria cidadania”, conclamou o presidente da OAB-GO.
Rafael Lara integra um grupo de trabalho com cinco presidentes de seccionais no âmbito do Conselho Federal que realiza estudo para redução das custas. Ele destacou ainda que foi criado um grupo no âmbito da Seccional Goiana para discutir a situação sob a coordenação do diretor-tesoureiro Eduardo Cardoso Júnior. “Inadmissível termos umas das custas mais altas do País. Vamos nos posicionar e, por meio da colaboração de cada um de vocês, travar um diálogo institucional capaz de reverter este quadro”, pontuou.
O presidente da Seccional reforçou que o Colégio de Presidentes tem uma repercussão que extrapola os muros da advocacia. “Ao definir ações de interesse profissional, estamos defendendo, também, os direitos dos cidadãos e cidadãs. Com coragem, este Colégio cumprirá a missão institucional, cidadã e social. Começa aqui o nosso papel de lapidar as bases de uma Nação séria, justa e democrática”.
O Colégio de Presidentes se reúne durante todo a sexta-feira, 10 de fevereiro, e congrega quase a totalidade dos representantes das 57 subseções da Seccional Goiana. Ao final do evento, será redigida a Carta de Jataí.