O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, participou da abertura do II Simpósio Trabalhista Caravana Abrat Goiânia, ocorrida na manhã desta sexta-feira (18), no auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18). O presidente da seccional falou aos participantes sobre a importância do processo eletrônico, tema central do simpósio. "Essa é uma realidade irreversível, por isso precisamos nos adaptar. A OAB-GO tem o papel institucional de apoiar eventos como este, pois onde existem interesses da advocacia, nós estaremos presentes, sobretudo de forma ativa e fazendo sugestões".
Jefferson Calaça, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), instituição que está promovendo o evento, destacou como surgiu a ideia da Caravana Abrat. "A intenção é levar a todos os Estados brasileiros essa discussão sobre os aspectos que envolvem o processo eletrônico. O nosso objetivo é a inclusão digital, é colocar em debate questões importantes para o dia a dia do profissional". O presidente da Abrat informou que foi realizado um levantamento e constatado que apenas 5% dos advogados do país possuem certificação digital. "E há uma questão agravante: existem regiões em que a internet ainda é por acesso discado", lembrou.
João Negrão, presidente da Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas (Agatra), participou do evento e destacou a importância de parcerias entre as instituições no sentido de possibilitar aos operadores do Direito uma visão esclarecida sobre a realidade virtual no âmbito da rotina dos profissionais. "Diariamente, percebemos que nossos colegas estão assustados com a inserção do processo eletrônico na Justiça Trabalhista. Existem dificuldades que precisam ser superadas." O presidente do TRT-18, Mário Batazzo, endossou a ideia de parceria. "É um desafio, por isso vejo a necessidade de estabelecer laços com os operadores do Direito que utilizam essa ferramenta no dia a dia."
Participaram também do evento o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra-18), Helvan Domingos Prego, o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-GO, Jorge Jungmann Neto, integrantes da Agatra, além de advogados e estudantes de Direito. O evento acontece durante toda esta sexta-feira.
Palestras
Durante o simpósio, estão sendo tratados os seguintes temas: Processo Eletrônico; Acessibilidade ao Processo e A Prova na Justiça do Trabalho. Os assuntos estão sendo abordados pelos seguintes expositores: advogado Eduardo Kruel; diretor-tesoureiro da Agatra, Rafael Cortez; ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luciano Castilho e Delaíde Alves Miranda Arantes, recém-nomeada ministra do TST.
As próximas edições do Simpósio Trabalhista Caravana Abrat já estão agendadas e ocorrerão mensalmente nas seguintes localidades: Salvador/BA, Ouro Preto/MG, Cuiabá/MT, Belém/PA, Natal/RN, Brasília/DF, Maceió/AL, Fortaleza/CE, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ.