O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, afirmou na noite desta terça-feira (9 de maio) que a instituição trabalha para lançar o programa ITCD 3.0, que visa dar maior agilidade à expedição de guia de recolhimento do tributo, durante abertura do 1° Congresso Goiano de Planejamento Sucessório e Holding, realizada na sede da Seccional.
“Nestes 15 meses de gestão, focamos na celeridade da emissão da guia do ITCD. Antes, acreditem, chegava a demorar um ano para emitir a guia. Conseguimos melhorar muito este cenário com o lançamento do ITCD 2.0 no ano passado. Agora, aviso em primeira mão que teremos o ITCD 3.0, que vai melhorar ainda mais”, revelou o presidente.
Rafael ainda afirmou que esta é a primeira vez que a advocacia goiana debate o tema em um congresso. “Estamos aqui, construindo a história da advocacia do Estado de Goiás com o 1º Congresso sobre este tema”, disse.
Evento
O evento, que acontece até a quarta-feira (10 de maio), reúne 12 especialistas, em sete palestras e em mais de três oficinas. Estão inscritos 305 advogados e advogados, que lotaram o auditório da OAB-GO, durante a abertura do evento.
O diretor-presidente da ESA, Rodrigo Lustosa, responsável pela organização do evento, destacou o planejamento sucessório como uma das grandes questões da atualidade. “As pessoas não querem entregar aos seus sucessores problemas, por isso, cada vez mais, buscam o auxílio de profissionais da advocacia, a fim de equacionar esta questão. Neste ambiente, a realização do 1º Congresso Goiano de Planejamento Sucessório e Holding familiar é uma importantíssima iniciativa da Comissão de Direito das Sucessões, em parceria com a Escola Superior de Advocacia”, afirmou.
A secretária-geral da Casag, Daniella Kafuri, afirmou que esta temática é desafiadora, diante da demanda de trabalho, mostrando a necessidade de se especializar. “Eventos assim, além de transferirem a advocacia conhecimento atualizado e de qualidade sobre os temas tratados, funcionam como uma espécie de gatilho, estimulando o aprofundamentos dos estudos na área.”Participação
Compuseram a mesa, ao lado do presidente da OAB-GO e da ESA, ainda: a secretária-geral da OAB-GO, Talita Haysaki; o diretor-tesoureiro, Eduardo Cardoso Jr; a secretaria-geral da Casag, Daniela Kafuri; a diretoria da Comissão de Direito das Sucessões – Laura Landin; asconselheiras Federal Layla Gomes e Ariana Garcia; Conselheira Federal pelo Piauí, Isabella Paranaguá; a presidente do TED, Ludmila Torres; o presidente da Comissão de Direito das Famílias, Christiano Melo; o presidente da Comissão de Sucessões do Ibdfam Goiás, Tennyson Vinhal de Carvalho; conselheiro seccional, Wandir Alan.