Com o objetivo de realizar a integração de novos advogados no mercado de trabalho e no sistema da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), a Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) promoveu nesta terça-feira (22/3) uma noite de palestras para estimular a atuação dos recém-inscritos no exercício da profissão. A mesa-redonda “Integração da Advocacia Jovem” foi promovida em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA).
A abertura foi conduzida pelo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, acompanhado da diretora-presidente da ESA, Antonia Chaveiro Martins; a presidente da CAJ, Tatiany da Mata; e a diretora adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), Rayenne Cristina Vieira e Silva. O evento ocorreu no auditório da ESA no setor Sul, em Goiânia.
Dentro do mês de celebrações voltadas as mulheres, as discussões com o intuito de impulsionar os novos profissionais do direito, fazem parte da semana da integração da jovem advocacia. Os trabalhos foram conduzidos, especialmente, por três advogadas experientes no mercado jurídico. Respectivamente com a missão de trocar experiências e promover a entrada dos jovens advogados goianos no regular exercício da advocacia.
A presidente da CAJ, Tatiany da Mata, fez questão de enaltecer as convidadas ressaltando a importância das profissionais na classe. “Nós escolhemos grandes nomes para estar aqui hoje, e essa escolha se deu, principalmente, pensando no mês da mulher. É muito satisfatório ver mulheres de peso à frente da advocacia”, disse.
O presidente da Seccional Goiana, Rafael Lara Martins, apontou as competências essenciais para o desenvolvimento pessoal proporcionando condições ideais para o sucesso profissional de cada um. “Ter vergonha não combina com a advocacia. Por isso, é preciso incorporar o espírito da advocacia! Haja vista que uma das habilidades que nós temos é a da comunicação e interação. É indispensável ter habilidades laterais e por isso a ESA oferece essas oportunidades que criam ferramentas necessárias para realizar a advocacia”, ressalta.
A consultora jurídica e advogada atuante na área de Família e Sucessões, Camila Masera, abriu as discussões dentro dos painéis tratando do conjunto de ações de Marketing Jurídico que podem ser executadas, inicialmente, pelos advogados no âmbito digital. “Logo de início, na prospecção de clientes na advocacia é necessário criar um diferencial. E, as redes sociais são uma boa e importante ferramenta para conseguir clientes ativamente. Portanto, com todos os recursos existentes, nem sempre o advogado precisa aguardar a contratação dos seus serviços de forma espontânea”, orienta.
Desenvolvimento de Carreira
Com o tema “Sou advogado e agora?!”, a professora, mentora e consultora especialista em gestão legal, Danielly Manochio, expôs a necessidade de se promover o posicionamento no mercado. Tendo em vista que paralelamente ao processo de prospectar clientes e investir em marketing jurídico, há a precisão do domínio da gestão financeira. “A partir do momento que vocês se posicionam e se posicionam bem. As pessoas começam a entender que vocês são bons no que fazem, vocês começam a se tornar especialistas. Um reconhecimento profissional que vai muito além do título. Por isso, a necessidade de escolher e se dedicar a uma aera especifica”, aconselha.
Já a presidente do Instituto Goiano de Direito Digital, analista de finanças pela FGV e Direito Digital, Nycolle Soares, recomendou a definição de estratégias de relacionamento entre profissionais do meio jurídico e clientes. “Vem pra ESA! Estude mais ainda, se aperfeiçoe, conheça o meio jurídico e não fiquem ociosos nas horas vagas. Esses são meios de gerar novas oportunidades profissionais e, consequentemente, proporcionar um bom retorno financeiro”, instruiu.
Integração da Advocacia Jovem
Durante a realização do debate Integração da Advocacia Jovem, mais de 120 profissionais participaram dos painéis sobre Marketing Jurídico, Gestão financeira e Desenvolvimento de Carreira. No encerramento das apresentações, quatro participantes foram premiados com cursos de especialização na ESA-GO. O presidente da Seccional Goiana, Rafael Lara Martins, sorteou ainda três livros (O advogado do século XXI: Os novos desafios do profissional do direito) dos autores Castro Neves e José Roberto.